Incêndio florestal

Nas últimas semanas, com o tempo seco, muito se tem falado da enorme quantidade de queimadas em campos e florestas do Brasil todo. Mais do que danos ambientais imensuráveis, um incêndio florestal coloca bens e vidas em perigo, por isso é fundamental aprender a preveni-los.

Para você ficar por dentro do assunto, preparamos este texto.

O que é um incêndio florestal e quais são suas consequências?

Chamamos assim o fogo fora de controle em áreas de mata, cerrado, plantações ou pastos.

Este tipo de incêndio destrói a vegetação nativa e coloca animais selvagens em risco. Além disso, pode trazer grandes prejuízos financeiros e arriscar a vida de pessoas e animais domésticos, se for próximo de locais habitados.

Queima lavouras, pastos, paisagens naturais e pode atingir casas, armazéns, celeiros, galpões, estábulos etc, prejudicando toda uma sociedade. Ele não ameaça apenas áreas rurais, pois também atinge cidades.

Por outro lado, quando falamos de saúde, a fumaça e a fuligem causam ou agravam doenças respiratórias como bronquite e asma. Provocam também dores de cabeça, irritação na garganta, conjuntivite, intoxicação e até podem levar à morte.

Principais causas

O tempo seco de certas épocas do ano e as queimadas descontroladas são as maiores causas do incêndio florestal. No entanto, não são as únicas, pois qualquer fagulha pode iniciar um fogo que se alastre pela vegetação ressecada devido a falta de chuvas e calor.

Inclusive, os focos podem ter origem natural. Mas convém destacar que, segundo o IBAMA, 95% dos incêndios florestais no Brasil são causados por ação humana, seja proposital ou acidental.

Como prevenir um incêndio florestal?

Veja abaixo algumas dicas para diminuir os riscos.

Não jogue bitucas de cigarro no chão

Evite jogar bitucas acesas no chão, principalmente se houver grama ou qualquer outro tipo de vegetação por perto. 

Fazer o descarte correto em lugares específicos ou jogá-las apagadas em uma lata de lixo evita o risco de incêndio florestal, além de ser higiênico.

Não solte balões

Balões são responsáveis por grande parte das fatalidades. Trazem transtornos, como a queda de energia elétrica, e colocam em risco a vida de muita gente se caírem em uma área urbana.

Além disso, soltar balões é crime ambiental de acordo com o artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais. Há pena de 1 a 3 anos de detenção e multa. 

Não faça fogueiras

Fogueiras são um grande risco porque podem sair do controle e se alastrarem pela vegetação seca e pastagens.

Não queime lixo

Nada de queimar lixo, sobretudo em tempos mais secos!

Inclusive, tome cuidado com latas de alumínio e objetos de vidro. Eles podem refletir raios solares em papel ou na vegetação e causar fogo.

Capine a área próxima de sua residência

Se você mora em áreas com alta vegetação pode capinar faixas de terra perto da sua propriedade. Dessa forma, é mais difícil ocorrer um incêndio florestal.

Molhe a terra e a vegetação ao redor de casa

Sempre que for possível, molhe a terra e a vegetação próximas da sua casa. Assim, são menores as chances de uma faísca cair e começar um incêndio.

O que fazer em casos de incêndio florestal?

Se houver um incêndio florestal perto da sua casa ou em áreas de vegetação isolada, chame os bombeiros o mais rápido possível pelo número 193. Em hipótese alguma tente apagar o fogo sozinho!

Informe a localidade, dê o máximo possível de informações e espere pela ajuda em um local afastado. (Sugestão de olho)

Provocar incêndios sem autorização é crime ambiental com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa (Lei nº 9.605/98 e Decreto nº 6.514/08).

Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog e, se precisar de equipamentos contra incêndios, conte conosco!

Por sermos fabricantes, a Dimensão Incêndio está preparada para oferecer modelos padronizados e especiais. Além disso, podermos fornecer o Certificado de Garantia para todos os equipamentos de combate a incêndio a ótimos preços. Visite nosso site e confira!

Prevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    X