Equipamentos de Segurança Contra Incêndio, o que preciso saber?



Por
Dimensao Incêndio
30 janeiro 18
1
comment
Equipamentos de Segurança Contra Incêndio, o que preciso saber?

Incêndio é coisa séria, a melhor forma de se combater um incêndio é com medidas preventivas, além é claro, de equipamentos de segurança contra incêndio.

Já vimos em neste artigo qual a importância de incluir no seu projeto abrigos para hidrantes e outros itens de segurança desde o inicio . E também apresentamos um guia completo sobre prevenção e combate a incêndio.

Entretanto, você sabe quais os principais equipamentos de segurança contra incêndio?

Neste artigo, além de apresentarmos os principais itens de segurança contra incêndio, faremos uma breve explanação de cada um deles.

Sempre aconselhamos a buscar orientações de especialistas da área antes de fazer o seu projeto. Incluir todos os itens obrigatórios desde o inicio do projeto evita problemas futuros, reduzindo os custos finais com o planejamento.

Mangueiras de Incêndio

Todo prédio bem estruturado e dentro das normas de segurança possui abrigos para mangueiras de incêndio. Existem cinco tipos de mangueiras e seus diâmetros são variados, sendo eles 2.1/2” e 1.1/2”. As mangueiras de incêndio canalizam a água propiciando um controle do incêndio ao direcionar o jato d’água.

Há cinco tipos de mangueiras:

  • Tipo nº 1: Predial

Prednyl – Destina-se a Prédios e Residências, possui pressão máxima de 10kgf /cm2.

  • Tipo nº 2: Industrial

Petronyl – Destina-se a Indústria, possui pressão máxima de 14kgf/mc2.

  • Tipo nº 3: Indústria Naval

Doublenyl – Destina-se a Indústria Naval / Corpo de bombeiros, possui pressão máxima de 15 kgf/cm2.

  • Tipo nº 4: Corpo de Bombeiros

Petrobor – destina-se ao Corpo de Bombeiros, possui pressão de 15kgf /cm2.

  • Tipo nº 5: Revestimento na parte externa

Rubbernyl – Indústria Pesada / Corpo de Bombeiros, possui pressão de 14kgf/cm2.

Este é um dos principais equipamentos de segurança contra incêndio.

Extintores

Extintores de incêndio pode-se dizer que é o equipamento de segurança contra incêndio mais acessível.É também o equipamento mais conhecido. O seu funcionamento baseia-se numa pressão interna do recipiente, contendo água, pó ou qualquer componente químico destinado ao combate ao incêndio.

Fácil de manusear, é utilizado para o combate a pequenos incêndios ou mesmo no inicio de combate a incêndios maiores. Basta apertar o gatilho e direcionar o jato ao foco de incêndio.

Cada extintor recebe uma classificação com o seu modelo e sua indicação de que tipo de foco de incêndio é indicado. É de extrema importância obedecer a sua finalidade específica no combate ao incêndio.

Sinalização

Em tratando-se de evitar focos de incêndio e principalmente de salvar vidas, talvez este seja um dos itens mais importantes. A Sinalização de Segurança.

Abordamos aqui  sobre a importância da sinalização de segurança de forma mais detalhada.

Em termos simples, o objetivo da sinalização é gerar um conjunto de estímulos com o intuito de informar uma pessoa sobre qual a melhor conduta a se tomar diante de uma condição e ou situação. E esta comunicação quando bem empregada salva vidas e evita desastres.

Detector e Alarme de Incêndio (SDAI)

Detector e Alarme de Incêndio são aqueles dispositivos que avisam quando há um foco de incêndio, podendo ser automáticos ou manuais. Os dispositivos automáticos, assim que captam a presença de fumaça disparam o alarme para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Iluminação de Emergência

Iluminação de Emergência diz respeito aquelas lâmpadas que são acionadas quando por algum motivo a energia elétrica é interrompida. Em locais com mais de um pavimento e com grande movimento de pessoas é obrigatório este tipo de equipamento de segurança.

Este equipamento visa iluminar o caminho em casos de incêndio.

Portas Corta-Fogo

A porta corta-fogo, também conhecida como PCF é uma porta utilizada com a finalidade de garantir a proteção contra incêndios, justamente por isso elas são resistentes ao fogo. Além do fogo ela impede a passagem da fumaça e facilita a fuga e o resgate de pessoas.

Esta porta é comum em shoppings centers, prédios, teatros, cinemas e outras construções. É requerida em edifícios comerciais ou residenciais, casas, instalações industriais, marítimas, dentre outros projetos. É considerado um produto seguro, entretanto seu uso inadequado e se não passar por um teste de qualidade sua eficácia pode ser comprometida.

Viu a importância de conhecer quais os tipos de equipamentos de segurança contra incêndio existentes?  E descobrir se seu projeto está completo?

Conheça a Dimensão Incêndio e tenha uma equipe qualificada para lhe assessorar.

One Response to “Equipamentos de Segurança Contra Incêndio, o que preciso saber?”

Deixe seu comentário