Por que incluir Abrigos para Hidrantes e outros itens de segurança desde o início da construção?



Por
Dimensao Incêndio
02 outubro 17
1
comment
Por que incluir Abrigos para Hidrantes e outros itens de segurança desde o início da construção?

Não se constrói algo sem antes planejar, levando em consideração o que se realmente quer e tudo o que será preciso para alcançar este objetivo. E por um motivo bem simples, como se constrói algo sem saber justamente o que vai precisar? o quanto vai gastar com este empreendimento? Se isto não for compreendido antes de se iniciar, provavelmente não haverá recursos suficiente para terminar a obra.

O  planejamento serve justamente para saber se com os recursos que possuo, vou conseguir completar a obra conforme o desejado, ou se terei que reajustar a construção conforme os meus recursos.

Abaixo elencamos alguns processos que devem ser seguidos para não passar vergonha.

Planeje!

Bom, para planejar uma construção você pode contratar pessoas especializadas no assunto, que é o mais recomendável. Contudo você mesmo pode planejar a sua construção, afinal já fora abordado acima os motivos de se planejar e da para se ter uma ideia do que considerar na hora do planejamento.

Comece tendo detalhadamente exatamente o que você pretende construir, qual o tipo de construções, com qual finalidade. Saber o real uso do local, beneficiará nas escolhas de tudo o que envolver a construção, desde de mão de obra aos materiais, bem como qual o tipo de construção, se será terrea, se haverá outros andares e pavimentos, como será os acessos, enfim uma gama de opções pré-determinadas que desta forma, ser possível fazer uma lista de compras e pesquisar o melhor custo benefício. Agindo desta forma, os ganhos com redução de custo são enormes.

Os abrigos para hidrantes e outros itens de segurança devem ser incluídos já nesta fase, antes mesmo do início da construção. Assim você poderá optar por produtos de qualidade sem afetar o orçamento.

Levante todos os custos

Feito a etapa proposta no tópico anterior, o processo seguinte fica mais fácil. Com toda a relação do planejamento da sua construção em mãos, agora é só levantar os custos. Faça uma planilha eletrônica mesmo, com os itens, quantidade, valores unitários e total. Se possível, montando uma planilha de levantamento de custos com opções de orçamento, a chance de reduzir ainda mais os custos, serão maiores, já que será possível avaliar o melhor preço dentro de uma qualidade mínima estipulada.

Desta forma se evita começar uma obra e não conseguir terminá-la ou nem mesmo executá-la por falta de recursos. Quase os itens relacionados ultrapassem o orçamento estipulado, com esta planilha, é possível fazer reajustes de materiais e com isso alterar os custos.

Agora o motivo mais importante para incluir abrigos para hidrantes e outros itens de segurança desde o início da construção é a de que para o funcionamento após o término da construção, ele precisa de licenças e alvarás.

Tenha as Licenças e Alvarás

Toda construção ou reforma, toda ampliação da área construída, toda mudança da ocupação ou uso, as regularizações das edificações e áreas de risco, como também construções provisórias, precisam do AVCB (AUTO DE VISTORIA DO CORPO DE BOMBEIROS), um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da polícia militar certificando que, durante a vistoria, a edificação apresentou os requisitos necessários para a segurança contra incêndios. Estes requisitos necessários são desde a medidas estruturais, como também técnicas e organizacionais para suprir um satisfatório nível de proteção à edificação contra incêndios e pânico.

Somente com esta certificação é que outros alvarás relacionados a liberação do funcionamento e operação que são emitidos e liberados.

Caso a sua construção não tenha estas licenças e alvarás, ela poderá ser submetida a fiscalização e multas, intimação para regularização e até mesmo a lacração das atividades impedindo o seu funcionamento.

Alguns estabelecimentos necessitam até mesmo de certificados de acessibilidade.

Em alguns casos a certificação emitida pelo Corpo de Bombeiros é a CLCB (CERTIFICADO DE LICENÇA DO CORPO DE BOMBEIROS). Ela é emitida quando

a edificação é enquadrada como de baixo risco potencial de risco à vida ou ao patrimônio. A CLCB possui a mesma eficácia que a AVCB. As edificações que se enquadram na CLCB são:

  • a) – Edificação térrea;

  • b) – Não comercializar GLP (Gás Liquefeito de Petróleo);

  • c) – Se houver utilização de GLP, possuir no máximo 90 Kg de gás;

  • d) – Não possuir qualquer outro tipo de gás inflamável em tanque ou cilindro;

  • e) – Armazenar no máximo 250 L de líquido inflamável ou combustível;

  • f) – Declaração do Proprietário ou Responsável pelo uso da edificação;

  • g) – Anotação de responsabilidade técnica (ART), quando exigidos.

Agora imagine no momento da vistoria do Corpo de Bombeiros para a emissão do certificado, o abrigo de hidrantes está mal colocado, de qualidade inferior ao exigido e alguns itens de segurança estão faltando. Tudo porque deixou para última hora para comprar estes itens. Ou acabou se esquecendo, ou mesmo acabou os recursos e não tinha como adquiri-los.

Desta forma você não terá o AVCB ou CLCB e nem o alvará de funcionamento.

A Dimensão Incêndio pode lhe ajudar com seu projeto desde o início do planejamento, com todos os itens necessários e pessoal qualificado para orientá-lo.

fale com um especialista

One Response to “Por que incluir Abrigos para Hidrantes e outros itens de segurança desde o início da construção?”

Deixe seu comentário