Mangueira de Incêndio

Um dos métodos mais populares de combater o fogo, a mangueira de incêndio está disponível no mercado em vários modelos. Por isso, é importante saber um pouco sobre todos a fim de escolher o mais apropriado para cada ambiente e necessidade.

Inclusive, já falamos aqui no blog sobre os equipamentos mais usados, principalmente por brigadas de prédio e corpos de bombeiros.

Então, preparamos um artigo com as principais informações, diferenças, dicas, práticas de manutenção e uso.

O que é a mangueira de incêndio?

Basicamente, é um instrumento que canaliza e expele a água para controlar e apagar as chamas, com bastante pressão. No entanto, como dissemos, há mais de um tipo, cada um com sua capacidade, performance e situação mais adequada de utilização.

Dessa forma, optar pelo correto garantirá que os resultados sejam os melhores e mais seguros possíveis em todas as condições.

A norma NBR 11861 da ABNT define o acessório como “equipamento de combate a incêndios constituído essencialmente por um duto flexível dotado de uniões“.

Abaixo, vamos falar com mais detalhes sobre os 5 modelos existentes.

Quais são os tipos e como usar cada um deles?

A fim de organizar e facilitar a escolha, as categorias de mangueira de incêndio foram classificadas a partir do seu uso:

  • Condições de abrasividade que podem interferir na sua durabilidade;
  • Locais onde deve ser utilizada;
  • Pressão máxima suportada.

Além disso, elas também são encontradas em diâmetros e materiais variados, pois atendem a diversas necessidades, áreas de atuação etc. Por exemplo:

  • Agricultura;
  • Corpo de Bombeiros;
  • Instalação predial e industrial;
  • Indústria naval e petroquímica.

Então, vamos às informações gerais sobre cada opção. Assim, você consegue identificar a mais conveniente para a instalação desejada.

Tipo 1

Uma vez que tem pressão máxima de 980 kPa (10 kgf/cm²), é o mais apropriado para edifícios residenciais.

Tipo 2

Por outro lado, para prédios comerciais e industriais, essa mangueira de incêndio é a mais adequada. Inclusive, o Corpo de Bombeiros também pode usá-la.

Sua pressão máxima de trabalho é de 1370 kPa (14kgf/cm²).

Tipo 3

Outra categoria que pode ser utilizada pelo Corpo de Bombeiros, ela serve para locais que precisem de mais resistência à abrasão.

Ela oferece pressão máxima de 1470 kPa (15 kgf/cm²).

Tipo 4

A área industrial, que precisa da força citada, requer esta mangueira de incêndio. Além disso, ela contém pressão máxima de trabalho de 1370 kPa (14kgf/cm²).

Tipo 5

Por fim, este também é o mais adequado para áreas industriais, pois tem maior resistência a abrasão e superfícies quentes.

Sua pressão máxima é de 1370 kPa (14kgf/cm²).

Como armazenar a mangueira de incêndio?

Abaixo, conheça algumas dicas para guardá-la e manter seu estado de conservação sempre pronto para o uso imediato:

  1. Evite que ela entre em contato com produtos químicos, já que alguns podem danificá-la, superfícies quentes e chamas;
  2. Periodicamente, inspecione caixas e abrigos para verificar se estão secos, ventilados e protegidos dos raios solares;
  3. Manuseie-a com cuidado, sem manobras violentas, como puxões;
  4. Não guarde a mangueira de incêndio molhada, uma vez que a umidade pode interferir na conservação;
  5. Para “escapar” dos furos, deixe-a longe de pontas;
  6. Armazene-a de uma dessas formas: em ziguezague deitada ou em pé, espiral ou dobrada contra ela mesma, a partir da dobra para as extremidades;
  7. Quando ela estiver vazia ou com pressão baixa, não a arraste e fuja de maiores danos.

Além disso, é fundamental inspecionar o equipamento a cada 6 meses e testá-lo a cada 12, do mesmo jeito. Isso porque é a maneira mais confiável de verificar se ele está em perfeitas condições de uso ou deve ser substituído.

Dimensão Incêndio: a melhor loja de acessórios para controle e combate das chamas

Quando o assunto é mangueira de incêndio e outros instrumentos de prevenção e contenção do fogo, você sabe que pode contar conosco.

Há 11 anos no mercado, produzimos e disponibilizamos modelos padronizados e especializados para ambientes profissionais, residenciais e veículos. Também fornecemos Certificado de Garantia para todas essas ferramentas a preços excelentes, suporte de engenharia e logística e serviços de instalação.

Ou seja, sua empresa terá toda a eficiência, segurança e vida útil de cada equipamento à sua disposição. Então, entre em contato com a Dimensão Incêndio e confira as nossas soluções.

Leia também:

Como escolher o tipo de mangueira de incêndio ideal para seu projeto?

Como escolher abrigos para mangueira de incêndio?

Prevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    X