Como escolher abrigos para mangueira de incêndio

Está na dúvida para escolher abrigos para mangueira de incêndio? Existem diversos fatores a considerar antes de fazer a compra. Por isso, separamos algumas informações importantes que podem te ajudar. Continue a leitura para entender melhor!

Tipos de mangueira de incêndio

As mangueiras de incêndio são um item essencial no combate contra o fogo. Sem elas, seria impossível controlar as chamas e impedir todo o dano patrimonial e até em pessoas que elas causam. Para que elas sejam ainda mais eficientes, elas são divididas em 3 tipos: I, II e III.

Todas as mangueiras de incêndio são feitas de borracha sintética vulcanizada no interior e possui um revestimento de poliéster. O que diferencia cada um dos tipos é seu uso. As de tipo I são usadas em prédios residenciais, enquanto as de tipo II são para o Corpo de Bombeiros, prédios comerciais e industriais. Já as mangueiras de tipo III, que são mais robustas, servem para bombeiros e áreas navais e industriais.

Existem outros tipos de mangueira que são feitas com materiais diferentes. No entanto, elas continuam sendo usadas para as finalidades que já mencionamos nesse artigo.

Por que o abrigo é importante?

Abrigos para mangueira de incêndio são essenciais para garantir que uma parte tão importante do combate ao fogo esteja sempre em bom estado. Basicamente, sua função é proteger o item guardado em seu interior e mantê-lo num local seco, protegido e com ventilação.

Mangueiras de incêndio devem sempre ser armazenadas dentro do abrigo de acordo com normas federais, estaduais e municipais. O objetivo é proteger o equipamento de segurança e aumentar sua vida útil e durabilidade.

Portanto, quando a empresa consegue escolher abrigos para mangueira de incêndio de qualidade é possível economizar na compra desse tipo de equipamento. Além disso, é possível evitar acidentes na hora da emergência, como mangueiras ou vazamento ou mau funcionamento.

Diferenças entre os tipos de abrigos para mangueira

Abrigos para mangueira de incêndio devem estar instalados próximos a hidrantes, facilitando seu uso. Existem alguns tipos disponíveis no mercado, como os embutidos ou os aparentes, que são somente diferenciado pelo seu uso do espaço. O abrigo embutido, por exemplo, economiza espaço na área e pode ser usado em corredores e outros locais com muita passagem de pessoas.

Todos eles são vermelhos para melhorar sua identificação e revestidos com material anticorrosivo. Eles podem ou não ter porta transparente, mas sempre devem estar bem sinalizados com placas de segurança. Os abrigos só podem ser usados para guardar a mangueira de incêndio e seus acessórios.

Os abrigos também variam em tamanho para se adequar aos diferentes tipos de mangueiras. O ideal é que eles possuam o tamanho da mangueira para facilitar seu uso na hora do incêndio. Abrigos maiores ou menores que o equipamentos podem causar problemas.

Como escolher abrigo para mangueira de incêndio

Apesar de não existirem regras oficiais para escolher abrigos para mangueira de incêndio, eles devem estar em conformidade com os regulamentos sobre hidrantes, a NBR 13714 e NBR 12779. Sempre devemos pensar na praticidade de uso da mangueira ao fazer a escolha, lembrando que ela será utilizada numa situação de emergência para salvar vidas.

Por isso, recomenda-se escolher os abrigos feitos com melhor material possível. Os feitos em aço carbono são caracterizados por maior resistência, evitando corrosão e outras condições maléficas para a mangueira.

Ao escolher abrigos para mangueira de incêndio, também é importante considerar o ambiente onde ele ficará. Os de aço carbono, por exemplo, podem ser usados em ambientes internos e externos. No entanto, modelos menos resistentes talvez não tenham o mesmo uso.

O tamanho também é importantíssimo, já que ele determina a facilidade de usar a mangueira em emergências. Mangueiras de incêndio devem ser armazenadas em 8 ou enroladas, no caso de mangueiras semiflexíveis. Outros tipos devem ser guardadas em ziguezague ou aduchadas.

Por isso, escolha um abrigo que permita armazená-las na posição indicada sem estar muito apertado ou com muita folga. Se for necessário armazenar acessórios do hidrante no mesmo local, é preciso ter espaço o suficiente para eles sem prejudicar o manejo da mangueira.

Quer garantir abrigos de excelente qualidade? Então confira nossa variedade de produtos. Fornecemos abrigos para mangueira de fabricação própria que tem qualidade e segurança garantida!

Abrigos e Suportes

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X