principais equipamentos de combate a incêndio

Se você é dono ou gestor de uma empresa já sabe que existem leis rigorosas no que diz respeito aos principais equipamentos de combate a incêndio.

Lojas, fábricas, bares, escolas e hospitais, por exemplo, precisam ter uma série de itens que ajudem na proteção de todos caso ocorra um incêndio.

Afinal, com o uso desses equipamentos é possível reduzir drasticamente o número de mortes, o de pessoas feridas e o prejuízo material na sua empresa.

Então, para você ficar mais seguro e tranquilo, confira este nosso novo artigo sobre os principais equipamentos de combate a incêndio.

Boa leitura!

Importância dos equipamentos de combate a incêndio para sua empresa

Os equipamentos de combate a incêndio são itens extremamente importantes e devem estar presentes na sua empresa. Eles tem como objetivo garantir a segurança de todos que circulam pelo ambiente, salvando vidas e também o patrimônio.

Na verdade, qualquer tipo de prédio, seja comercial ou residencial, precisa ter equipamentos de combate a incêndio, em boas condições e prontos para o uso.

Além de serem obrigatórios por lei, a presença desses equipamentos garantem a vida e a segurança de todos que circulam no ambiente da empresa, sejam essas pessoas, funcionários, fornecedores ou clientes.

Principais equipamentos de combate a incêndio

Cada um dos equipamentos de prevenção e combate a incêndio possui um objetivo e diferentes funções. Por isso, é necessária, antes da sua compra e instalação, uma análise do local (tamanho e tipo de construção), das atividades ali desenvolvidas, do número de pessoas que o frequentam e dos tipos de materiais presentes.

Assim, o ideal é procurar uma empresa especializada no segmento de equipamentos de combate a incêndio antes de qualquer coisa. Só uma equipe profissional conseguirá fazer um estudo completo levando em conta as variáveis já mencionadas acima.

De posse dessas informações e de acordo com as leis e normas técnicas, a empresa irá indicar quais são os melhores equipamentos de combate a incêndio, oferecer apoio de engenharia e logística, bem como serviços de instalação para que sua empresa consiga obter a máxima eficiência de seus equipamentos.

No mais, os principais equipamentos de combate a incêndio são encontrados em diversas versões, tamanhos, modelos e materiais, sendo indispensável a ajuda de quem entende do assunto na hora da compra. Do contrário, você pode acabar comprando um equipamento inadequado e jogar dinheiro fora.

Veja a seguir quais são os principais equipamentos de combate a incêndio:

Extintores de incêndio

Com certeza o mais popular entre os principais equipamentos de combate a incêndio são os extintores. Eles nada mais são do que cilindros que, sob pressão, armazenam água, gás carbônico, produto químico seco e produto químico especial, de acordo com o local em que deverá ser utilizado.

São fáceis de serem utilizados, basta um simples treinamento e qualquer pessoa pode manuseá-lo para combater e eliminar os focos de incêndio, amenizar danos patrimoniais e salvar vidas.

Mangueiras de incêndio

As mangueiras são equipamentos de combate a incêndio utilizadas, principalmente, nas brigadas de prédios e também pelos bombeiros.

Assim como os extintores, elas são comercializadas em diferentes tamanhos para diferentes tipos de situações.

Mas, de modo geral, as mangueiras possuem um revestimento em poliéster enquanto, o seu interior, recebe um composto de borracha sintética vulcanizada.

As do tipo I são indicadas para o uso em prédios residenciais. Já as mangueiras do tipo II são utilizadas pelo Corpo de Bombeiros, pelos edifícios comerciais e industriais. E, as mangueiras do tipo III são utilizadas também pelos bombeiros, área naval e industrial.

Bombas hidráulicas

As bombas hidráulicas são equipamentos que podem ser acoplados nos motores de combustão ou elétricos que conduzem a água pelo sistema de encanamentos e que são utilizadas no combate ao incêndio através de hidrantes e chuveiros elétricos.

Detectores e alarmes de incêndio

Detectores e alarmes de incêndio são dispositivos utilizados para avisarem quando há um foco de incêndio no local.

Os detectores são acionados quando se detecta a presença de fumaça ou aumento da temperatura em um ambiente.

Já quanto ao alarme, ele deverá ter um som que seja facilmente ouvido, até mesmo além do local do incêndio.

Sinalização e iluminação de emergência

sinalização é importante, pois em um incêndio ela é extremamente útil para indicar a localização dos outros equipamentos de segurança, bem como o caminho para a saída de emergência para que todos possam se mover com tranquilidade e segurança.

Já a iluminação de emergência é obrigatória em locais que possuem mais de dois pavimentos e grande circulação de pessoas.

Seu objetivo é fornecer energia quando houver alguma queda ou interrupção na fonte principal até que a mesma seja restabelecida.

Prevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X