central de alarme de incendio

Podemos dizer que uma central de alarme de incêndio é como um anjo da guarda, zelando pela segurança de todos aqueles que circulam por um determinado local.

Afinal, é ela o equipamento responsável por receber o sinal emitido pelos detectores de fumaça.

Da mesma forma, uma vez que o sinal é recebido, ela aciona as sirenes de alerta, indicando a necessidade de evacuação do local, devido a ocorrência de um incêndio.

Agora, confira abaixo um pouco mais sobre esse equipamento e sua importância.

Boa leitura!

Por que ter uma central de alarme de incêndio?

Todas as vezes que os alarmes e detectores de fumaça são acionados por um foco de incêndio, a central de alarme de incêndio recebe o chamado e, assim, é possível verificar o princípio de incêndio de forma ágil, bem como tomar as medidas de urgência necessárias.

Como se pode perceber, a central de alarme de incêndio é um equipamento que tem como objetivo monitorar as regiões da edificação.

Ela complementa os outros sistemas de prevenção e combate a incêndios e evita que os incêndios tomem grandes proporções, preservando vidas e também o patrimônio.

Como funciona a central de alarme de incêndio

O sistema da central de alarme funciona de forma inteligente. Ela é integrada a uma série de outros dispositivos, tais como detectores, acionadores manuais, sinalizadores e módulos para controle e automação.

  • detector é aquele dispositivo que identifica a presença de fumaça, calor ou chama e envia um sinal para a central de incêndio.
  • Os sinalizadores, por sua vez, são aqueles equipamentos responsáveis por enviarem os sinais de alerta para os dispositivos de sinalização sonoros e visuais, como por exemplo, as sirenes e luzes de emergência.
  • Já os módulos de controle e automação são responsáveis pela automatização de ventiladores, exaustores, catracas e portas corta-fogo. Servem também para  monitorar outros dispositivos do sistema.

Tipos de central de alarme de incêndio

Existem dois tipos de central de alarme de incêndio, a convencional e a endereçável. Vejamos a seguir como funciona cada uma delas.

O sistema convencional

O sistema convencional é o recomendado para projetos mais simples, onde as áreas são menores e exigem menos dispositivos no espaço.

Este tipo de central de alarme identifica as zonas alarmadas, sendo que cada uma das zonas é composta por um ou mais detectores.

Possuem um valor de custo mais baixo. No entanto, são menos precisas na indicação do local exato da ocorrência, já que elas sinalizam a área total composta pelo conjunto de detectores conectados à mesma zona.

O sistema endereçável

As centrais endereçáveis são aquelas que permitem identificar cada elemento individualmente e, por isso conseguem indicar a localização exata de um eventual alarme.

Os dispositivos se comunicam com a central de alarme de incêndio por meio de um protocolo de comunicação.

E esse protocolo, por sua vez, pode indicar outras ocorrências, tais como: o grau de contaminação de um dispositivo, ou seja, a presença de um detector sujo, por exemplo.

Estas centrais, munidas de toda essa inteligência, se tornam mais adaptáveis às condições de cada ambiente. Certamente elas são mais precisas do que as centrais de alarme convencionais.

Onde instalar a central de alarme de incêndio

É importante destacar que a central de alarme de incêndio é exigida por lei (NBR 17240/2010) em ambientes com área acima de 750m².

No mais, o ideal é que ela seja instalada em:

  • prédios comerciais e industriais;
  • condomínios residenciais;
  • oficinas;
  • hotéis;
  • lojas;
  • armazéns;
  • postos de combustível;
  • salas de informática, máquinas e equipamentos;
  • indústrias;
  • academias;
  • casas noturnas;
  • e outros.

Como adquirir uma central de alarme de incêndio 

Em conclusão, agora que você já conhece um pouco mais sobre centrais de alarme de incêndio, que tal fazer a escolha certa e adquirir seu equipamento aqui na Dimensão Incêndio?

Estamos no mercado há quase 10 anos, atuando no ramo de equipamentos de combate a incêndio. Fabricamos produtos de alta qualidade e, acima de tudo, dentro das normas de segurança e conformidade.

Atendemos empresas de todo Brasil, com respeito e valorização aos nossos clientes, parceiros e fornecedores!

Por isso, entre agora mesmo em contato conosco e tenha a certeza de adquirir a melhor central de alarme de incêndio do mercado.

Detecção e AlarmesPrevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X