detectores de fumaça

De acordo com estudos recentes, cerca de dois terços das mortes causadas por incêndios residenciais acontecem devido ao funcionamento inadequado ou ausência de detectores de fumaça.

Só isso já é motivo suficiente para que você queira instalar um detector de fumaça de qualidade em sua casa, comércio ou indústria.

E para te convencer de uma vez por todas, confira este nosso novo artigo e aprenda mais sobre este equipamento que pode salvar vidas e também o seu patrimônio.

Boa leitura!

O que é um detector de fumaça e porque utilizá-lo

O detector de fumaça é uma ferramenta importante quando o assunto é prevenção e combate aos incêndios.

Além disso, ele assegura que as partículas de fumaça sejam detectadas em seu estágio inicial, prevenindo assim, focos de incêndios ou explosões em ambientes corporativos, residenciais ou industriais.

Quando o equipamento percebe a presença de fumaça no ambiente em que está instalado, ele envia um sinal para a central de incêndio. E essa, por sua vez, envia comandos para os demais componentes do sistema para assegurar que as medidas necessárias sejam tomadas.

O detector de fumaça é sinônimo de rapidez, que tem o objetivo garantir máxima segurança aos usuários de um determinado ambiente, poupando um tempo precioso e otimizando a prevenção e o combate ao fogo.

O detector de fumaça é constituído por duas partes básicas: um sensor para detectar a fumaça e um alarme eletrônico. Eles podem ser alimentados por baterias ou com corrente elétrica.

Por fim, alguns detectores de fumaça usam luzes estroboscópicas e vibrações para alertar pessoas com deficiência auditiva e incapazes de ouvir um detector de fumaça convencional.

Tipos e funcionalidade de cada um deles

Existem três tipos de detectores de fumaça: o detector fotoelétrico, o detector iônico e o dual, que nada mais é que a combinação dos dois primeiros.

Detector de fumaça fotoelétrico

Ele mede as variações provocadas pela fumaça em sensores elétricos sensíveis à luz.

Os sensores são posicionados em ângulos de 90 graus um para o outro. Dessa forma, quando a fumaça atinge o equipamento, ela dissipa a luz que “interliga” os sensores e faz com que o alarme seja disparado.

Detector de fumaça iônico

Esse segundo modelo é mais comum em casas e edifícios, porque, além de mais barato, é também mais sensível à fumaça e pode ser programado para alertar os bombeiros ou acionar jatos d’ água

Ele usa um material radioativo, o amerício-241, que emite partículas alfa. O uso desse material gera polêmica, mas a maioria dos especialistas descarta o perigo de contaminação.

A peça principal de um detector de fumaça iônico é a câmara de ionização. Lá o material radioativo mantém o ar carregado eletricamente e gera, entre duas placas metálicas, uma corrente elétrica permanente.

Quando há fumaça, suas partículas absorvem o ar ionizado e o neutralizam, interrompendo o fluxo da corrente. Uma placa de um circuito eletrônico percebe essa queda na corrente e aciona o alarme.

Detector de fumaça dual

Detectores de fumaça com sensor duplo incluem tanto sensores de ionização quanto sensores fotoelétricos.

Algumas organizações de segurança recomendam esse tipo de equipamento, uma vez que eles podem detectar diversas formas de incêndios.

O que observar antes de comprar

Na hora de escolher e instalar o seu detector de fumaça, atente para o seguinte:

  • verifique a capacidade técnica e referência de quem for instalar o equipamento;
  • teste o alarme de fumaça e veja se está funcionando corretamente;
  • faça o backup de bateria;
  • confira o botão de silêncio que permite desativar rapidamente o alarme;
  • fique de olho na garantia que deve ser de 5-10 anos;
  • verifique com as autoridades locais e estaduais os regulamentos referentes aos requisitos específicos para instalação.

Como adquirir um detector de fumaça

Agora que você já conhece um pouco mais sobre detectores de fumaça, que tal fazer a escolha certa e adquirir seu equipamento aqui na Dimensão Incêndio?

Estamos no mercado  há quase 10 anos, atuando no ramo de equipamentos de combate a incêndio. Fabricamos produtos de alta qualidade e, acima de tudo, dentro das normas de segurança e conformidade.

Atendemos empresas de todo Brasil, com respeito e valorização aos nossos clientes, parceiros e fornecedores!

Por isso, entre agora mesmo em contato conosco e tenha a certeza de adquirir o melhor detector de fumaça do mercado.

Detecção e AlarmesPrevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X