Você, com certeza, já ouviu falar sobre a existência dos sistemas de alarme de incêndio, mas já parou para pensar na importância que um sistema desse tipo tem para as empresas, incluindo a sua?

Afinal, se nas residências é necessário tomarmos os devidos cuidados para evitar focos de incêndio e combatê-los da forma mais eficaz possível, no meio corporativo não seria diferente.

Na leitura a seguir, descubra do que se trata esse tipo de sistema, o motivo de ele ser tão importante para o seu negócio e quais são as iniciativas gerais que você pode adotar hoje mesmo para manter sua empresa mais segura.

Vamos começar?

Entendendo o que é um sistema de alarme de incêndio

A palavra sistema já deixa a entender que não estamos falando de um simples aparelho, não é mesmo?

E, de fato, não estamos Uma vez que um sistema de alarme de incêndio é, de fato, um sistema: um conjunto de equipamentos que, funcionando juntos, servem para alertar a todos dentro da empresa a respeito de algo estar errado. E alertar, também, a central responsável por ir até o local e combater o fogo (e até mesmo fazer o resgate das pessoas, se necessário).

Esse sistema costuma ser composto pelos seguintes dispositivos:

Botoeiras

As botoeiras nada mais são do que aquelas “caixinhas” vermelhas que ficam presas às paredes, em locais estratégicos.

Elas que devem ser acionadas, assim que se identifica o início de um incêndio.

O alarme propriamente dito

O alarme, por sua vez, é basicamente um sinal sonoro, emitido por meio de uma sirene.

Ele é acionado assim que alguém pressiona o botão que consta na botoeira. Não é à toa, por sinal, que as botoeiras podem ser chamadas também de acionadores de alarme de incêndio.

Descubra onde comprar equipamentos de combate a incêndio em São Paulo

Detectores de fumaça

Tais detectores são uma parte muito importante de um sistema de alarme de incêndio, considerando que a função deles é literalmente detectar algo anormal no ambiente e acionar os sprinklers, que são aqueles dispositivos que “jogam” água nos locais em que são instalados.

sistema de alarme de incêndio

Importância do Sistema de alarme de incêndio para a sua empresa

Um sistema de alarme de incêndio é realmente completo, não é mesmo?

Mas, de nada adianta saber do que se trata esse sistema, se você não entender a importância dele para que sua empresa, e seus colaboradores, se mantenham em segurança.

Essa importância se dá pelos seguintes motivos:

Ajuda mais rápida

Uma vez que alerta a todos em relação à presença de fogo, o sistema de alarme de incêndio possibilita que a ajuda necessária seja obtida de forma mais rápida.

Maior proteção do patrimônio empresarial

Com maior prevenção em relação a incêndios há, também, maior proteção do patrimônio.

Isso inclui o prédio em si e tudo o que está dentro dele e é necessário para o funcionamento da empresa, como equipamentos, documentos e estruturas.

Proteção à vida

Assim como protegem seu patrimônio, os sistemas de alarme de incêndio protegem, também, a vida de todos os seus colaboradores, clientes e demais pessoas que adentram a empresa.

Outros itens de Sistema de alarme de incêndio para utilizar em sua empresa

E você sabia que, além de alarme de incêndio, existem outros itens que podem estar presentes em sua empresa para que ela seja considerada um ambiente seguro?

Leia também: Equipamentos de combate a incêndio para empresas: quais usar?

As necessidades, e obrigatoriedades, variam de acordo com o tipo e tamanho do imóvel, bem como de acordo com as atividades que são desempenhadas nele. Mas, via de regra, é sempre interessante considerar ter:

  •         Uma porta corta-fogo que, em casos de incêndio, impedem que o fogo se espalhe para algumas áreas;
  •         Extintores de incêndio dos tipos adequados;
  •         Placas de sinalização mostrando as saídas de emergência e os locais de instalação de extintores, mangueiras e botoeiras.

Você já tinha ouvido falar sobre esses itens?

Nós, da Dimensão Incêndio, somos especialistas na venda e instalação de todos eles, além de sistemas de alarme de incêndio e outros equipamentos necessários para manter seu patrimônio, e todas as pessoas ligadas a ele, em segurança.

Visite nosso site agora mesmo para conhecer nosso catálogo, e não deixe de solicitar um orçamento sem compromisso para o seu negócio.

Caso tenha qualquer tipo de dúvida, entre em contato pelo WhatsApp para obter mais informações.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    X