prevenir incêndios na empresa

Um incêndio pode causar uma grande perda em patrimônio, capital e vidas. Por isso, adotar medidas para prevenir incêndios na empresa é essencial para qualquer negócio. Quer conferir o que sua empresa não pode esquecer para garantir uma boa prevenção? Continue lendo para conferir as dicas abaixo!

1. Instale sistemas prevenir incêndios na empresa

Os sistemas de prevenção de incêndio devem existir em qualquer negócio, especialmente aqueles que lidam com grande circulação de pessoas. São eles que permitem detectar o fogo antes que se espalhe e dar tempo de evacuar todos que estão no local e até conter o incêndio.

Esses sistemas incluem detectores de fumaça e alarmes sonoros e visuais que percebem a fumaça e deixam todos saberem de sua existência. Os detectores devem ficar em locais mais propensos a incêndios, como a cozinha de um restaurante.

2. Crie um plano de evacuação

Caso o pior aconteça e não seja possível prevenir incêndios na empresa, seus colaboradores e clientes precisam de uma rota de fuga segura. Certamente, não existe como descobrir a melhor forma de evacuação no momento de um incêndio, por isso os planos devem ser criados com antecedência.

Além de elaborar essas estratégia é preciso divulgá-la e treiná-la com todos que frequentam o ambiente para estarem preparados para o fogo. Além disso, é essencial ter uma boa sinalização, assim mesmo quem nunca ouviu falar dos planos pode escapar se um incêndio acontecer.

O plano de evacuação deve incluir pelo menos duas saídas e número de passos necessários para chegar lá, para caso a visibilidade seja diminuída. Para isso, também é importante treinar alguns colaboradores para orientarem seus colegas e clientes para sair de forma organizada e segura.

3. Atenda todas as regras de segurança

As regras de segurança variam um pouco de acordo com o tipo de negócio. Quem lida com materiais inflamáveis ou perigosos, por exemplo, precisa ter protocolos de segurança mais rígidos e até deve estar atento para a localização do negócio. Outros lugares, como hotéis e prédios de apartamentos, também possuem suas próprias exigências para evitar acidentes que coloquem em risco dezenas de vidas.

Fique atento a essas regras. Elas existem por motivos sérios e podem prevenir sérios problemas para você, seus colaboradores, clientes e seu negócio. Mesmo que algo pareça pouco importante agora, é essencial cumprir com todos os regulamentos para sua área de atuação.

4. Realize manutenção preventiva

Uma empresa bem preparada já seguiu os primeiros passos nesse artigo e garantiu todos os equipamentos de segurança que precisava. Agora, deve ter certeza que eles estarão em funcionamento no seu momento de necessidade. Esse é o papel da manutenção preventiva.

Revise sistemas de prevenção, especialmente alarmes e detectores de fumaça e sempre cheque a validade de itens, como extintores. Além disso, sua empresa em geral deve manter uma boa manutenção para garantir que as chances de incêndio são mínimas. Problemas técnicos podem causar um curto circuito ou superaquecimento de máquinas e levar ao surgimento do fogo.

5. Só realize reparos se for um especialista

Já falamos sobre a manutenção preventiva e sua importância, mas precisamos frisar que não é qualquer um que pode realizá-la. Algumas empresas possuem um “faz tudo” em seu meio que  é voluntário para consertar de tudo, desde uma pia pingando até o sistema elétrico. Enquanto esse tipo de profissional pode ajudar numa emergência, ele não é o ideal para realizar reparos.

Especialistas conseguem perceber potenciais riscos e consertá-los. Uma manutenção mal feita também pode transformar-se num foco para incêndio no futuro.

6. Crie áreas seguras para fumantes

Ter um colaborador fumante é normal e ele merece seus pequenos intervalos para o cigarro. Mas fumar em qualquer lugar de uma fábrica, prédio ou empresa pode ser catastrófico. Crie locais seguros para essas pessoas e use sinalização adequada para mostrar como evitar incêndios, orientando a não deixar bitucas acesas e a jogar o cigarro no lixo corretamente.

7. Tenha equipamentos de segurança

Alguns equipamentos de segurança, como extintores, são obrigatórios e podem te dar uma multa pesada se não estiverem presentes. Além disso, sua falta faz com que você não consiga combater incêndios e coloque seu patrimônio e pessoal em risco.

Para te ajudar, a Dimensão Incêndios tem os melhores equipamentos de segurança e prevenção para seu negócio. Venha conhecer nossa variedade de produtos e fazer seu orçamento!

Prevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X