O que são Abrigos para Mangueiras de Incêndio?



Por
Dimensao Incêndio
16 maio 18
0
Comentários
Imagem de um Abrigo para Mangueiras de Incêndio

A finalidade de qualquer abrigo é a de proteger, seja ele de qualquer tipo que seja. Toda edificação com proporções que tenha a obrigatoriedade de equipamentos de combate à incêndio possui abrigos para mangueiras de incêndio. Estas mangueiras são essenciais no combate ao foco de incêndio e diretamente a de salvar vidas.

A maioria dos equipamentos de combate a incêndio precisam de locais adequados para que sejam guardados e dependendo do material uma boa ventilação. No caso de mangueiras de combate a incêndio, o abrigo para estas é obrigatório segundo normas federais, estaduais e municipais.

Estes abrigos, além de protegerem as mangueiras, estendem a sua vida útil, aumentando a sua durabilidade, evitando desta forma que parem de funcionar durante o combate ao foco de incêndio.

A sua fabricação se dá por meio de uma chapa de aço, podendo em alguns casos ser de fibra de vidro ou aço inox também, em alguns casos feitos de alvenaria. Estes abrigos também são revestidos com um tipo de tratamento para evitar a corrosão. Tudo isso com o intuito de preservar e proteger totalmente a mangueira de combate ao incêndio.

Onde os Abrigos para Mangueiras de Incêndio são instalados?

Como item obrigatório, de acordo com as normas, deverá ser instalado em ambientes abertos e fechados nos seguintes locais:
  • Escolas
  • Hospitais
  • Universidades
  • Indústrias
  • Prédios Residenciais
  • Prédios Comerciais

Os Abrigos e Suportes para Mangueiras de Incêndio precisam ser instalados próximos ao hidrantes, para casos de emergência, e o local tem que estar seco e arejado para preservação da mangueira.

Normativas

Definição técnica de abrigo de mangueira de incêndio:

“Compartimento, embutido ou aparente, dotado de porta, destinado a armazenar mangueiras, esguichos, carretéis e outros equipamentos de combate a incêndio, capaz de proteger contra intempéries e danos diversos.”

Sobre os abrigos:
  • Os abrigos devem ser em cor vermelha, possuindo apoio ou fixação própria, independente da tubulação que abastece o hidrante ou mangotinho.
  • Os abrigos não devem ter outro uso além daquele indicado.
  • Os abrigos das mangueiras podem ter portas confeccionadas em material transparente.
  • Os abrigos devem ter dimensões suficientes para acondicionar, com facilidade, as mangueiras e respectivos acessórios, permitindo rápido acesso e utilização de todo conteúdo, em caso de incêndio.
  • A porta do abrigo deve estar situada em sua face mais larga.
  • A porta do abrigo pode ser lacrada para prevenir abertura indevida, desde que o lacre seja de fácil rompimento manual ou exista a possibilidade de alerta por monitoramento eletrônico.
  • Os abrigos não devem ser instalados em frente a acessos de entrada e saída de: pedestres, garagens, estacionamentos, rampas, escadas e seus patamares.
  • As mangueiras de incêndio devem ser acondicionadas dentro dos abrigos, em ziguezague ou aduchadas, conforme especificado na NBR 12779/09, sendo que as mangueiras de incêndio semirrígidas podem ser acondicionadas enroladas, com ou sem o uso de carretéis axiais ou em forma de oito, permitindo sua utilização com facilidade e rapidez.

A Asssociação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), não possui uma norma específica para abrigos e suportes, contudo este tem que estar alinhados com os requisitos das normativas NBR 13714 e NBR 12779 que trata de hidrantes e mangotinhos, e mangueiras de incêndio respectivamente.

Como escolher o Abrigo para Mangueiras de Incêndio ideal?

Uma Mangueira para cada situação e um Abrigo para cada tipo de mangueira

Como as mangueiras de incêndio são utilizadas para o combate ao incêndio pelo corpo de bombeiros em todo tipo de edificação e ambientes abertos, assim como também no meio naval, existe um tipo de mangueira para cada situação. Confira aqui os tipos de Mangueiras de Incêndio existentes. Desta forma há um tipo de abrigo indicado para cada tipo de mangueira.

O primeiro cuidado a se observar na escolha do abrigo ideal é o tamanho da mangueira. Isso determinará o tamanho do seu abrigo. Assim como um abrigo de tamanho menor indicado para a mangueira, um maior também poderá causar dificuldades na hora do manuseio e comprometer o combate ao foco de incêndio. O abrigo tem que corresponder ao tamanho exato da mangueira.

Os mais indicados são os abrigos fabricados em aço carbono, pois possuem maior resistência contra corrosões e condições adversas, podendo serem utilizados em ambientes interno e externo, com uma ou duas portas.

Você reconhece que os abrigos instalações em sua empresa estão enquadrados nos requisitos descritos nesse artigo?

Tem certeza quanto a segurança da sua empresa no combate a incêndios?

Um abrigo bem instalado e adequado para as suas necessidades pode preservar o seu patrimônio e principalmente o seu bem maior que são as pessoas da sua empresa.

Para solicitar orçamento ou saber mais sobre Equipamentos de Combate a Incêndio fale com a gente!

botão eu quero um orçamento

 

 

Deixe seu comentário