equipamentos contra incendio

Não basta apenas prevenir incêndios. É fundamental também saber agir corretamente quando eles acontecem e ter sempre por perto os equipamentos contra incêndio adequados. Mas, quais seriam esses equipamentos?

Para te ajudar na hora da compra, listamos os 5 equipamentos contra incêndio que não podem faltar na sua obra e que, em caso de emergência são essenciais para atenuar os estragos e, em casos extremos, até mesmo salvar vidas. Confira!

A importância dos equipamentos contra incêndio

Atualmente, é uma exigência que quase todas as edificações tenham um projeto de segurança contra incêndios. Com isso, as empresas e condomínios precisam investir em uma série de equipamentos básicos de prevenção e combate ao fogo.

E não pense que é apenas mais uma das diversas exigências burocráticas!

As instalações e equipamentos contra incêndios são de grande importância para a segurança dos moradores e/ou usuários desses imóveis, pois esses equipamentos quando instalados, sinalizados e manuseados de forma correta, podem evitar grandes perdas, tanto materiais quanto de vidas humanas.

Quando se fala em equipamentos de combate ao fogo, logo se pensa em extintores e  mangueiras. Porém, esses não são os únicos que devem ser pensados quando se faz um projeto de segurança.

Os 5 equipamentos contra incêndio que você precisa ter na sua obra

1. Abrigos e Suportes

O uso do abrigo para extintores de incêndio é obrigatório em ambientes fechados e deve seguir as normas da ABNT. Só assim, se pode garantir que o equipamento em seu interior esteja seguro do fogo e pronto para ser usado quando necessário.

Ele pode ser fabricado com chapa de aço, plástico reforçado com fibra de vidro ou em aço inox, com a porta de vidro temperado. É importante frisar que o abrigo deve permanecer lacrado, mas não trancado, já que facilita a sua abertura em caso de incêndio.

2. Mangueiras de Incêndio

As mangueiras de incêndio são muito importantes no combate ao fogo e interligando as fontes disponíveis de água aos focos de incêndio de forma segura e flexível.

Elas são revestidas de poliéster e o seu interior é feito de borracha sintética vulcanizada. Além disso, podem ser encontradas em 3 diferentes versões: I, II e III.

As mangueiras do tipo I são as mais indicadas para serem usadas em edifícios residenciais. As do tipo II são recomendadas para as indústrias e prédios comerciais. Por fim, as mangueiras do tipo III são aquelas utilizadas pelo bombeiros e ligadas diretamente aos seus caminhões para apagar incêndios de grandes proporções.

3. Extintores de Incêndio

Este é sem dúvida, o equipamento mais comum de encontrar quando o assunto é controlar ou combater o fogo.

E assim como as mangueiras, os extintores são ítens bastante populares. O extintor nada mais é que um tubo que, sob pressão interna, contém água, pó ou outro componente químico que ajuda a eliminar os focos de incêndio. E seu funcionamento é bem simples e é fácil a sua utilização.

Quanto ao conteúdo do seu interior, temos o seguinte:

  • Água: é o tipo de extintor utilizado em incêndios mais simples, quando há queima de madeira, tecido, papel etc.;
  • Gás carbônico: deve ser usado quando o incêndio foi provocado por equipamentos elétricos;
  • Pó químico: indicado para controlar incêndios causados por líquidos inflamáveis, ele age abafando o foco, e assim, interrompe o processo de combustão;
  • Espuma mecânica: a espuma, que abafa o fogo e esfria o local, pode ser utilizada em qualquer tipo de incêndio.

Os extintores possuem dois sistemas de segurança: o lacre, para demonstrar que ele ainda não foi utilizado; e o pino de segurança, que trava o gatilho, impossibilitando que ele seja usado acidentalmente.

4. Detector e Alarme

Os detectores são dispositivos instalados em locais estratégicos do imóvel. Eles são indispensáveis por ser responsáveis pela identificação dos sinais de fumaça e calor, disparando assim, um alarme.

Então, com o alarme soando, as pessoas são alertadas sobre o incêndio e orientadas para deixar o local imediatamente.

5. Iluminação de emergência

Outro item fundamental para a segurança de moradores e/ou usuários das edificações são as luzes de emergência.

Elas devem clarear os ambientes de passagem para evitar acidentes em casos de evacuação, e também, para facilitar a ação dos bombeiros.

Dúvidas ou comentários sobre os equipamentos contra incêndio?

Entre em contato conosco ou consulte nosso catálogo. E se precisar, fique à vontade e peça seu orçamento seu compromisso.

Prevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X