Como escolher o tipo de mangueira de incêndio ideal para seu projeto



Por
Dimensao Incêndio
13 novembro 17
4 responses
comment
Como escolher o tipo de mangueira de incêndio ideal para seu projeto

A Importância da Norma NBR 11861

A norma que especifica a utilização e procedimento com Mangueira de Incêndio é a NBR 11861, essa norma possui tamanha importância, por ser referente à segurança. A norma já sofreu diversas mudanças, e com o tempo, foi possível a otimização do produto em questão, pois as mudanças permitiram que o produto melhorasse seu desempenho e segurança. A duração das Mangueira de Incêndio se prolongou, devido às melhorias acrescentadas a NBR.

Existem cinco tipos de mangueiras e seus diâmetros são variados, sendo eles 2.1/2” e 1.1/2”.

Tais equipamentos canalizam a água, propiciando o controle do incêndio, imprescindível sua existência em locais de circulação humana, pois canalizam a água e não só alinha a organização as normas ABNT e NBR como também protegem os locais contra incêndios.

O fabricante deve ter em seu portfólio variados tamanhos e tipos de mangueiras de incêndio, de modo que possa atender diferentes especificações e exigências de acordo com a instalação.

Existem muitos tipos de mangueiras, de diferentes formas e tamanhos, que atendem necessidades, como: Instalação predial, Industrial, Indústria Naval, Corpo de Bombeiros, Agricultura, Petroquímica, etc.

É obrigação do fabricante fornecer material de qualidade e orientação a seus clientes de forma que possa cooperar com as exigências e normas. Normalmente empresas focadas neste tipo de segmento fornecem todo material necessário para prevenir combate a incêndios, como extintores  e equipamentos de instalação.

Sistema de Ativação das mangueiras

Os sistemas de comando são localizados em pontos estratégicos e está ligados a rede hidráulica.  O sistema permite que as mangueiras sejam ativadas manualmente. Ao ativar a Mangueira de Incêndio, é necessário conhecer o sistema de comando que será utilizado, pois o mangotinho, que normalmente é mais utilizado em residências e prédios, pode ser manipulado por apenas uma pessoa. Já para os sistemas hidrantes, é necessário à presença de no mínimo duas pessoas para sua manipulação devido a grande pressão.

Os Abrigos para a Mangueiras de Incêndio são de grande importância para a proteção das mangueiras.

Existem dois tipo de bico de mangueira: o regulável, que expeli água e pode ser controlado, o  jato sólido e neblina, possibilita um grande controle da saída da água.

Como escolher o tipo de Mangueira de Incêndio ideal para seu projeto

Na verdade é bem simples, é só identificar  para qual tipo de obra ela se destina:

  • Tipo nº 1: Predial

Prednyl – Destina-se a Prédios e Residências, possui pressão máxima de 10kgf /cm2.

O primeiro tipo de Mangueira destina-se a prédios e residências, ele é fabricada com fibra de poliéster em e seu interior é constituído de borracha sintética.

  • Tipo nº 2: Industrial

Petronyl – Destina-se a Indústria, possui pressão máxima de 14kgf/mc2.

O segundo modelo é utilizado na indústria, fábricas e grandes prédios, ele se iguala ao tipo 1 sendo também de fibra de poliéster e interior de borracha sintética.

  • Tipo nº 3: Indústria Naval

Doublenyl – Destina-se a Indústria Naval / Corpo de bombeiros, possui pressão máxima de 15 kgf/cm2.

O terceiro modelo é utilizado pela industrial naval e corpo de bombeiros, esta mangueira possui maior resistência do que as anteriores, pois possui reforço duplo, também confeccionado com fibra de poliéster, e possui reforço duplicado, cor branca. Revestimento na parte externa.

  • Tipo nº 4: Corpo de Bombeiros

Petrobor – destina-se ao Corpo de Bombeiros, possui pressão de 15kgf /cm2.

O quarto modelo é utilizado no corpo de Bombeiro, agricultura, indústria, indústrias petróleo e área relacionadas à química e maiores temperaturas. Como todos as outras confeccionado com fibra de poliéster, possui seu revestimento em borracha por dentro e por fora, aumentando assim sua eficácia, cor vermelha.

  • Tipo nº 5: Revestimento na parte externa

Rubbernyl – Indústria Pesada / Corpo de Bombeiros, possui pressão de 14kgf/cm2.

O quinto modelo é utilizado nas indústrias petroquímicas, indústrias relacionadas a petróleo, descarga de líquidos industriais, agricultura, e áreas que necessitem de mangueiras resistentes a calor de grandes temperaturas, pois sua estrutura é constituída de borracha sintética.

O comprimento das mangueiras pode variar, e de acordo com as normas existem modelos com 30M, 25M, 20M e 15M.

Veja no Infográfico abaixo:

 

» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

 

As normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Éticas), órgão privado que não possui fins lucrativos, que tem como objetivo estabelecer padronização as técnicas de produção no Brasil, possui a NBR 12779, ela diz que toda Mangueira de Incêndio necessita de inspeção a cada seis meses, e manutenção a cada 12 meses, tais procedimentos requerem profissionais capacitados para efetuar a checagem.  Condições de armazenamento são importantes fatores quanto a tempo de validade.

 

Precisando de Mangueiras de Incêndio para seu Projeto?

orcamento online

4 Responses to “Como escolher o tipo de mangueira de incêndio ideal para seu projeto”

  1. Contatei a empresa e recebi ótimo atendimento das vendedoras, e recebi o meu material, antes do prazo previsto. Além disso, a qualidade é excelente. Parabéns a todos.

    Responder
  2. Marcos Tadeu

    Parabéns à Dimensão Incêndio, pois recebi meu material antes do prazo.
    Material de excelente qualidade, e vendedoras super atenciosas.

    Responder
  3. Obrigada pela parceria há tantos anos, vocês são maravilhosos no que fazem. Material de excelente qualidade, e com o preço perfeito para minha revenda.

    Responder

Deixe seu comentário