Você sabe o que é um incêndio elétrico, como ele acontece e como apagá-lo corretamente?
Especialistas em fogo e prevenção, preparamos este artigo com tudo que você precisa saber sobre esse tipo. Assim, poderá se prevenir e evitar riscos, cuidando da segurança da sua casa e empresa.
Continue lendo e tire suas dúvidas.
O que é um incêndio elétrico?
A energia elétrica é fundamental para que tenhamos conforto e acesso a recursos que facilitam nossa vida.
Mas ela também pode trazer riscos, se for mal usada ou monitorada. Um deles é essa categoria de incêndio, que é causada por equipamentos que funcionam com eletricidade.
Abaixo, confira algumas das origens:
- Acúmulo de poeira ou umidade entre plugue e tomada pode gerar faíscas e, consequentemente, fogo. Por isso, mantenha essa área limpa e protegida;
- Muitos dispositivos ligados na mesma tomada provocam sobrecarga, superaquecimento e curto-circuito. Então, use apenas um acessório em cada tomada;
- Cabos enrolados e uso prolongado de equipamentos também superaquecem, provocando o incêndio elétrico;
- Tomadas inadequadas, pouco resistentes e incapazes de suportar o fluxo necessário de energia para alimentar o dispositivo. Dessa forma, antes de ligar algo, verifique a classificação da tomada;
- Não altere a configuração original das entradas dos cabos. Isso compromete o desempenho dos aparelhos e pode acender o fogo;
- Emendas de fio mal feitas esquentam instalações. Ou seja, apenas pessoas capacitadas podem fazer a manutenção da rede elétrica. Inclusive, exija a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos serviços;
- Materiais de fácil combustão, como papel ou plástico, não podem ficar em contato direto com a rede elétrica ou muito perto. Isso porque a possibilidade de um incêndio elétrico é muito maior se houver um curto-circuito;
- A manutenção periódica da estrutura elétrica é fundamental para checar a qualidade dos cabos de transmissão de energia e reparar danos.
Como apagar corretamente um incêndio elétrico?
Antes de tudo, caso um sistema elétrico ou aparelho, fio ou tomada solte faíscas ou incendeie, corte o fornecimento de energia no disjuntor. Dependendo da situação, isso pode bastar para eliminar a combustão.
No entanto, nunca tente retirar o plugue da tomada se o problema estiver no fio ou no dispositivo. Afinal, há riscos de choque elétrico!
Por outro lado, se cortar a energia não for o suficiente, use um extintor Classe C. Puxe o pino e aponte para a base do fogo, segurando a alavanca para baixo. Assim, à medida que as chamas forem diminuindo, aproxime-se da fonte e continue borrifando até apagar completamente o incêndio elétrico.
Se não conseguir em 5 segundos, evacue o local e chame o Corpo de Bombeiros.
Gostou de aprender mais sobre incêndios elétricos?
Conhecimento sempre será a melhor forma de se prevenir e se proteger. Mas não é ótimo ter um parceiro experiente para te ajudar também?
Há 11 anos no mercado, a Dimensão Incêndio oferece equipamentos de combate a incêndios, com destaque à fabricação de abrigos para hidrantes e metais hidráulicos.
Além disso, somos especialistas em oferecer suporte e os acessórios certos para cada ambiente. Conheça nosso site e peça um orçamento agora mesmo!
Parabéns pelo conteúdo!!! Em nosso blog também postamos um artigo que se refere a como apagar um incêndio elétrico (https://eletricista24hs.com.br/como-apagar-um-incendio-eletrico/) dê uma olhadinha!
É o mínimo que podemos fazer para contribuir com a Segurança das pessoas e de seus patrimônios.
Abraços
Eletricista24hs®
Nós do Eletricista24hs® referenciamos a Vocês em nosso Blog com um Link direcionado para essa matéria, que achamos de extrema importância.
Obrigado pela indicação, a equipe da Dimensão Incêndio agradece!