causas de incêndio

Incêndios podem começar das mais diversas formas e causar vários danos. Por exemplo, destruir patrimônios, deixar danos físicos e psicológicos, tirar a vida de quem amamos. Então, é muito importante conhecer as principais causas de incêndio e saber como se prevenir.

Tipos de causas

Como mencionamos acima, existem inúmeros meios de iniciar um incêndio. Normalmente, eles se encaixam em dois tipos.

Um deles são as causas naturais. Neste caso, o fogo tem origem por meio de fenômenos da natureza, totalmente independentes da vontade humana.

Por outro lado, em causas artificiais, ele acontece por conta de ação ou omissão humana nas medidas de prevenção. Ambas podem ser acidentais ou propositais, com objetivo criminoso.

Principais causas de incêndio

Eletricidade

Instalações elétricas malfeitas, fiação antiga e sobrecarga exigem atenção e cuidados. Se não, podem gerar curtos-circuitos, uma das causas de incêndio mais comuns.

Para evitar que problemas elétricos coloquem fogo em residências ou prédios comerciais, o ideal é fazer a manutenção da rede elétrica do imóvel. Confira se:

  • a fiação está exposta;
  • estão sendo usadas muitas conexões múltiplas (benjamins ou Ts) para alimentar aparelhos elétricos ao mesmo tempo;
  • há superaquecimento. Citando, alguns aparelhos, quando ficam ligados muito tempo, aquecem demais e podem começar incêndios;
  • existe alguma instalação defeituosa;
  • tem algum tipo de mau contato que possa produzir centelhas ou superaquecimento;
  • fusíveis e disjuntores estão em boas condições.

Chamas

Outra causa popular é o contato da chama com qualquer material passível de combustão. Por isso, todo cuidado é pouco com isqueiros, velas, pontas de cigarro, palitos de fósforos, balões, fogos de artifícios etc.

Cuidado ao manusear esses objetos!

Deixe-os longe de crianças e jamais os use perto de líquidos inflamáveis, mesmo em embalagens fechadas.

Vazamento de gás

Quando instalado de forma inadequada, o botijão de gás residencial pode ser um enorme perigo. Isso porque o gás é altamente inflamável e pode explodir ou pegar fogo.

Então, evite mantê-lo perto de correntes elétricas ou instalado em compartimentos fechados. Ao menor sinal de vazamento, chame um profissional.

Atrito

Popular em indústrias, esse tipo de incêndio acontece quando, por meio do atrito de dois materiais, energia mecânica se transforma em calor.

Isso pode acontecer em mancais, rolamentos, esteiras, polias, entre outros, que não estejam suficientemente lubrificados.

Combustão espontânea

Fibras de juta, feno, carvão, resíduos de algodão, panos ou estopas impregnados de óleo vegetal, pólvora ou outros produtos químicos podem se inflamar sem o contato com uma fonte externa de calor.

Para que isso não aconteça, observe as normas de estocagem desses materiais.

Panelas esquecidas

Quem nunca esqueceu uma panela no fogão enquanto fazia outras coisas ao mesmo tempo? Além de ser mais comum do que parece, é uma principais causas de incêndio residencial.

Panelas com fritura esquecidas no fogo são as mais perigosas, pois o óleo quente queima rápido e espirra, provocando centelhas e chamas. Panelas de pressão também são um grande risco, já que podem explodir.

Preste muita atenção quando estiver cozinhando e desligue o fogão se precisar sair da cozinha.

Substâncias inflamáveis

Normalmente, armazenamos substâncias inflamáveis na garagem e na cozinha, não é mesmo? No entanto, se forem mal guardadas ou usadas, podem provocar fogo.

Então, não as deixe próximas a chamas e não permita que suas embalagens sejam usadas por crianças em suas brincadeiras, mesmo vazias.

E lembre-se: até mesmo o álcool em gel, tão utilizado hoje em dia, pode provocar fogo, ok?

Conte com a Dimensão Incêndio para se proteger

Gostou de aprender sobre as principais causas de incêndio? Conhecimento sempre será a melhor forma de se prevenir e se proteger, mas também é ótimo ter um parceiro experiente para te ajudar.

A Dimensão Incêndio está há 11 anos no ramo de equipamentos de combate a incêndio. Nosso destaque é a fabricação de abrigos para hidrantes e metais hidráulicos, proporcionando todo o suporte aos nossos clientes.

Conheça nosso site e peça um orçamento agora mesmo!

Prevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X