Bombeiro no Brasil: Tudo Sobre a Profissão

Corpo de Bombeiros

Bombeiro no Brasil: Tudo Sobre a Profissão

Em 2 de julho, o Dia do Bombeiro no Brasil celebra o ofício realizado há muitos anos por homens e mulheres. Todos os dias, tanto o civil quanto o militar arriscam a vida enfrentando desafios e perigos para cuidar da população.

Para celebrar a data, preparamos um texto com as informações mais interessantes, as atribuições destes profissionais e como se tornar um deles.

Leia também:
Queimaduras: saiba como agir em um acidente causado pelo fogo
O que é uma central de alarme de incêndio? Conheça sua importância

Como os bombeiros no Brasil atuam no dia a dia?

Em primeiro lugar, engana-se quem acredita que a única função dessa equipe de especialistas é apagar incêndios. Isso porque eles são preparados para resgatar pessoas e animais em situações de risco, como:

  • Acidentes;
  • Afogamentos;
  • Asfixias;
  • Desaparecimentos em florestas e matas;
  • Tentativas de suicídio.

Além disso, também são responsáveis por fiscalizar empresas e obras, garantindo condições para evitar combustões e primeiro atendimento nestes casos. Dessa forma, examinam extintores e outros equipamentos, usados na prevenção e no combate às chamas, instalados no local.

Os bombeiros ainda exercem um papel educativo na sociedade. Afinal, orientam escolas, associações e funcionários de represas, piscinas e praias sobre como evitar acidentes com fogo e materiais tóxicos.

Como entrar para o Corpo de Bombeiros?

Se você ou algum conhecido deseja se tornar um bombeiro no Brasil, precisa decidir em qual dos grupos quer ingressar. Abaixo, saiba mais sobre ambas e quais processos seguir para obter cada especialização.

Civil

Sem vínculos com a Polícia Militar, estes profissionais podem trabalhar em indústrias, empresas e reuniões, tanto públicas quanto privadas. Suas atividades incluem inspecionar pontos críticos e orientar as pessoas a fim de minimizar ou inibir quaisquer riscos à segurança.

Inclusive, sua presença é obrigatória em eventos de grande porte, shopping centers e prédios comerciais.

Para obter essa capacitação, é exigido um curso de 200 horas/aula composto por conteúdos teóricos e práticos.

Se quiser saber mais detalhes sobre essa classe, leia aqui.

Militar

Esta categoria está sempre à disposição para atendimento e suporte da população geral e é a mais tradicional do órgão. Aliás, as suas atividades estão relacionadas à segurança do Estado.

Como os policiais militares, atuam no sistema de escalas e precisam seguir uma rotina rígida e a hierarquia da corporação.

Para ingressar no Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, é necessário prestar o concurso público para soldado da Polícia Militar. Nele, o aluno realiza provas teóricas, de condicionamento físico e exames de saúde.

Além disso, pode-se prestar o vestibular para o curso de formação de oficiais da Academia do Barro Branco. Depois de 4 anos de estudo, o candidato deve prestar um concurso interno para a Escola Oficial do Corpo de Bombeiros.

A origem do Dia do Bombeiro no Brasil

Instituído pelo Decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954, o Dia do Bombeiro no Brasil não foi definido aleatoriamente.

Em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, Dom Pedro II inaugurou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Seu comando era do Major João Batista de Morais Antas.

Assim, a data foi estipulada para homenagear profissionais que se arriscam para cumprirem o seu dever de salvar e proteger.

A história dos bombeiros no Brasil

Até a criação do Corpo de Bombeiros, as pessoas apagavam incêndios com a ajuda dos amigos e vizinhos mais próximos.

Para isso, precisariam ter a sorte de desfrutar de bastante água, de fácil acesso e nas proximidades das chamas. Dessa forma, faziam uma fila e passavam entre si, de mão em mão, as latas com água até chegarem ao local.

Ou seja, o processo era rudimentar e perigoso, já que colocava em risco a vida e segurança de muita gente.

Dimensão Incêndio: prevenção, combate e informação

Certamente, entender a importância de cada profissão é interessante para saber quem se pode chamar e dar-lhe mais reconhecimento. Mesmo assim, você também deve fazer sua parte para evitar incêndios, como ter hábitos de precaução e equipamentos adequados de combate.

Quando o assunto são acessórios de contenção e segurança de casas, apartamentos e escritórios, nós somos a sua melhor escolha. Visite nosso site e conheça os nossos produtos e instrumentos para cada situação.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes