Certamente, qualquer imóvel com fluxo de pessoas deve dispor de uma cultura de prevenção a incêndios e equipamentos de segurança. Além disso, eles precisam estar em locais de fácil acesso e, de preferência, quanto mais pessoas souberem usá-los, melhor.

Então, preparamos um texto sobre os acessórios indispensáveis para que a sua casa ou empresa estejam sempre protegidas de riscos.

Leia também:
Foco de incêndio: entenda este termo e o que ele representa
Quais são as principais causas de incêndio? Conheça todas elas e previna-se

Por que investir em equipamentos de segurança?

Antes de tudo, manter os estabelecimentos livres de perigo tem que ser uma preocupação básica dos proprietários, sobretudo quando recebe pessoas. Isso porque é necessário e natural que vocês tenham estratégias para resguardar as vidas presentes, em caso de incidentes.

Dessa forma, a Lei exige a instalação de mangueiras e extintores de incêndio, entre outros instrumentos disponíveis para combater as chamas.

As ameaças e consequências são ainda maiores quando não existem recursos para evitar possíveis problemas.

Ou seja, um simples investimento protege vidas e desvia de prejuízos que talvez sejam irreversíveis.

Abaixo, listaremos 3 motivos para você procurar os melhores acessórios para as suas necessidades.

Evita gastos desnecessários

Apesar de o Corpo de Bombeiros funcionar como um órgão fiscalizador que garante a segurança, a empresa também deve cumprir exigências. Afinal, é fundamental minimizar a exposição de colaboradores a perigos dispensáveis.

Por isso, estabelecimentos que não tiverem equipamentos de segurança podem levar multas a partir da Norma Regulamentadora (NR) 23. Além disso, existem diversas leis municipais e estaduais que tratam deste assunto e são capazes de interditar o seu negócio.

Protege o seu patrimônio

Se ocorrer um incêndio, a perda de capital pode ser incalculável no geral: espaço físico, maquinários, suprimentos etc. Assim, implantar uma cultura de prevenção é um cuidado extra na rotina.

Enfim, é muito mais vantajoso fugir de prejuízos e cuidar das pessoas que frequentam o edifício.

Garante mais segurança

Sem dúvidas, nem precisamos lembrar a importância de garantir o resguardo de funcionários e consumidores. Então, investir em equipamentos de segurança é um must-have no seu planejamento.

Aliás, acidentes talvez resultem em processos contra a sua empresa, gerando consequências ainda mais graves.

Cuidados ao adquirir equipamentos de segurança contra incêndio

Embora dispor dessas ferramentas seja indispensável para a proteção do estabelecimento, escolhê-las não é tão simples quanto parece.

Abaixo, confira algumas etapas que você deve seguir antes de adquirir as suas.

Avalie o local

Antes de tudo, é interessante que uma equipe profissional analise o edifício para conseguir identificar e sinalizar zonas de risco.

Dessa forma, você obterá os recursos mais eficientes para as suas necessidades, sem quaisquer prejuízos nem compras desnecessárias.

Conheça os equipamentos

Naturalmente, é importante conhecer os equipamentos de segurança mais populares e empregados, pois cada um possui uma especificação. Por isso, saiba mais sobre 3 deles.

Extintor

Este item pode ser carregado com água, gás carbônico e certos produtos químicos, como o seco e o especial.

Como o tipo de extintor varia de acordo com o local a ser utilizado, escolha o seu com atenção. Isso porque é necessário garantir a eficácia na proteção do seu estabelecimento.

Mangueira

Este é um dos equipamentos de segurança indicados para situações de emergência, mas também é comercializado em diferentes tamanhos. Então, entenda de qual você precisa antes de comprar.

Esguicho de teto (Sprinkler)

Resumidamente, ele é bastante empregado, sobretudo em estabelecimentos que concentram um grande número de pessoas dentro do mesmo espaço. Portanto, é recomendado para fábricas com ritmo intenso de produção.

Agora que você sabe mais sobre os acessórios, existem outros cuidados fundamentais para a defesa do seu negócio.

Escolha aparelhos de qualidade

Em primeiro lugar, os equipamentos de segurança devem ter procedência confiável e ser fabricados segundo certos padrões de qualidade. Por exemplo, com materiais de alto nível e resistentes a determinadas temperaturas.

Inclusive, precisam estar com a manutenção em dia, de acordo com os pré-requisitos e as normas mercadológicas. Afinal, somente reparos profissionais são capazes de assegurar o pleno funcionamento de cada componente.

Saiba qual é a funcionalidade de cada item

Por fim, é importante conhecer a função de cada produto, o modo e as instruções de uso no geral.

Assim, você não terá imprevistos nem dificuldades ao empregá-los em situações de emergência, que podem causar prejuízos desnecessários.

Dimensão Incêndio: sua maior parceira em equipamentos de segurança

Como você já sabe, nós somos especialistas na fabricação de acessórios de excelência e dentro das normas de segurança e conformidade. Além disso, proporcionamos um suporte personalizado, com respeito e valorização, a cada marca que atendemos em todo o Brasil.

Entre em contato agora mesmo e solicite um orçamento!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    X