classes de incêndio

Para prevenir e combater o fogo com segurança e eficiência, é importante conhecer as classes de incêndio e saber um pouco sobre cada uma delas.

Por que é importante conhecer as classes de incêndio?

Quando você pensa em combater incêndios, é comum imaginar extintores e mangueiras, não é mesmo? No entanto, poucas pessoas sabem que há diferentes tipos de fogo e, para combatê-los, é preciso conhecê-los.

Veja quais são as classes:

Classe A

Acontecem em materiais sólidos como tecido, papel, algodão, borracha e madeira. Sua principal característica é deixar resíduos, como carvão e cinzas.

Eles devem ser combatidos com extintores à base de água (H2O), que são capazes de resfriar o ambiente, ou de espuma. Estes formam um filme aquoso na superfície do combustível, abafando, resfriando e dificultando a reignição.

Classe B

São os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. Por exemplo, gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas e graxas.

Para lidar com esta classe de incêndio, não se pode usar água, mas extintores de pó químico e gás carbônico. Ambos agem por abafamento, interrompendo a combustão.

O uso de gás carbônico, porém, deve ser evitado em ambientes pequenos, pois pode pode ser asfixiante.

Classe C

Estes acontecem em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, transformadores, geradores, motores, equipamentos de informática, quadros de força e cabos.

Para combatê-los, o recomendado é usar extintores de pó químico ou gases.

Neste caso, o agente extintor não pode ser condutor de eletricidade, ou seja, soluções aquosas, como água ou espuma. No entanto, uma vez cortada a corrente elétrica, é seguro usá-las.

Classe D

Esta classe de incêndio é relacionada a metais pirofóricos como selênio, magnésio, sódio, zinco, titânio, urânio, lítio, potássio, antimônio e zircônio.

Seu combate deve ser feito com extintores com pó químico especial, já que esses metais podem autogerar o oxigênio durante a combustão. Nenhum outro tipo de extintor é apto para apagar incêndios desta classe, ok?

Classe K

Este fogo pega em óleos vegetais ou gorduras animais. Geralmente, ocorre em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras.

A maneira ideal de combater esse tipo de incêndio é com uma solução aquosa de acetato de potássio, que, ao entrar em contato com o fogo, produz um efeito de saponificação que esfria e isola o combustível do oxigênio.

Cuidados gerais

Agora que você já conhece todas as classes de incêndio e sabe como apagar cada uma, é importante saber como alcançar êxito no emprego dos equipamentos de combate ao fogo.

Para alcançar os melhores resultados, observe o seguinte:

  • Mesmo que na sua empresa haja chuveiros automáticos, você precisa ter extintores portáteis para combater o fogo desde o início;
  • Os extintores devem ser distribuídos adequadamente e passar por manutenções periódicas. Também é importante ter pessoal habilitado para o manejo de aparelhos na extinção de incêndio;
  • Só devem ser utilizados extintores de incêndio, mangueiras e hidrantes que obedeçam às normas brasileiras ou regulamentos técnicos do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (INMETRO)
  • Independentemente da área ocupada, a unidade predial deve possuir no mínimo dois extintores para cada pavimento;
  • Os equipamentos de combate ao fogo devem ser colocados em locais de fácil visualização, acesso e onde haja menos probabilidade do fogo bloquear o seu acesso.

Por fim, lembre-se: prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou como agir corretamente quando eles ocorrem.

E para garantir a segurança de todos, nada melhor do que poder contar com uma empresa como a Dimensão Incêndio.

Estamos há 11 anos no ramo de equipamentos de combate a incêndio. Destacamo-nos na fabricação de abrigos para hidrantes e metais hidráulicos, proporcionando todo o suporte aos clientes.

Conheça nosso site e peça um orçamento agora mesmo!

Prevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X