Caixa para hidrante: quais os tipos e por que usar

A caixa para hidrante é um item de segurança obrigatório para construções de todos os tipos.

Existem alguns modelos que podem ser usados de acordo com a localização do hidrante. Por isso, é importante entender com clareza onde cada um item deve estar.

Quer entender mais? Continue lendo para saber tudo que precisa sobre sistema de hidrantes e os abrigos.

O que compõe o sistema de hidrantes?

Esse sistema é responsável pelo combate de incêndios em qualquer construção, seja ela comercial, industrial ou residencial. O sistema distribui pontos de água pressurizada e com vazão pré-determinada que devem ser usados quando surge um princípio de incêndio.

Esses são, portanto, os hidrantes sobre os quais falaremos mais um pouco a seguir.

O sistema de hidrantes é formado por alguns itens essenciais para a segurança do ambiente:

  • Reservatório de água;
  • Abrigo para mangueiras;
  • Registro de recalque;
  • Bombas de incêndio;
  • Tubulações e peças hidráulicas;
  • Registro de manobras;
  • Hidrantes;
  • Caixa para hidrante.

Para que sua construção esteja sempre segura é importante manter todo o sistema com manutenção em dia. Hoje falaremos sobre um item que ajuda a aumentar o tempo de vida do hidrante, a caixa para hidrante.

Tipos de hidrante utilizados

Antes de compreender o uso da caixa para hidrante e seus tipos, é importante conhecer o hidrante mais a fundo. Existem tipos diferentes para cada construção, podendo variar em ruas, indústrias e residências.

Hidrante de solo

É o tipo de hidrante mais conhecido que já virou imagem comum em filmes e desenhos animados. Em cidades ele é bastante comum na rua, mas só pode ser utilizado pelo corpo de bombeiros para o combate a incêndios.

No entanto, o hidrante de solo fica localizado ao lado de uma tampa de ferro que é aberta com uma chave especial do Corpo de Bombeiros local. Ele possui uma ou mais saídas para água e alguns modelos também têm válvula para controlar a vazão.

Hidrante industrial

É um dos itens de segurança contra incêndio essenciais nas indústrias. Ele utiliza água da reserva técnica de incêndio e seu modelo pode variar um pouco de aparência de acordo com o fabricante.

Hidrante de parede

O hidrante de parede, por outro lado, é mais comum em construções comerciais ou residenciais. Para ter uma vida útil mais longa ele deve estar dentro de uma caixa para hidrante e precisa estar sempre pronto para ser usado. O ideal é que o hidrante de parede só seja usado no combate ao incêndio por bombeiros, membros da brigada de incêndio do lugar ou quem já tem treinamento para sua operação.

Por isso, a caixa para hidrante utilizada nesses casos deve ter espaço o suficiente para acomodar o hidrante, esguicho, chave para mangueira e mangueiras de incêndio.

Hidrante de recalque

Ele é parte do sistema de hidrantes e geralmente fica em frente as edificações. Sua função é garantir que todos os hidrantes no interior da construção recebam água pressurizada para utilizar no caso de uma emergência. Portanto, se não houver um hidrante de solo próximo, o hidrante de recalque também abastecerá as viaturas do Corpo de Bombeiros.

Importância de ter uma caixa para hidrante adequada

As caixas para hidrantes são tão comuns que a maioria das pessoas sequer percebe que existe uma perto. Mas, elas estão presentes em quase todos os lugares por causa de sua importância, para garantir a segurança de uma construção contra incêndios.

Em geral, a caixa é pintada de vermelho e possui placas de sinalização para mostrar a localização do hidrante. Contudo, seu posicionamento não pode atrapalhar a circulação em corredores e a caixa nunca pode ser obstruída por outros objetos para facilitar na hora de encontrá-la em emergências.

Tipos de caixa para hidrante

De acordo com as normas técnicas, a caixa para hidrante é um item de segurança obrigatório em construções. Ela deve ter de 75cm à 90cm de altura e entre 45cm e 120cm de largura. O tamanho varia bastante de acordo com o tamanho do hidrante e da mangueira acomodados em seu interior.

Apesar de ser regulamentada por normas técnicas, a caixa para hidrante não possui só um modelo. Pelo contrário, existem diversos tipos que devem ser instalados de acordo com o local e situação.

Então, confira agora os principais tipos e quando utilizá-los.

Abrigo de embutir

Como o nome indica o abrigo de embutir é uma solução para locais com pouco espaço para circulação. Por ser embutido na parede ele economiza espaço, mesmo obedecendo às regras de dimensão.

Abrigo de sobrepor

Por outro lado, o abrigo de sobrepor é externo à parede e pode ser utilizado em qualquer lugar onde não atrapalhe a circulação. Quando comprado de um fabricante confiável, tanto o tipo de sobrepor quanto o de embutir são excelentes para instalações comerciais, residenciais e industriais.

Abrigo para hidrante duplo

caixa para hidrante duplo possui dimensões maiores para comportar dois hidrantes e mangueiras de incêndio. Ele também pode vir nos modelos de sobrepor e embutido de acordo com o fabricante.

Conhecendo cada um dos tipos mais comuns de caixa para hidrante você está pronto para complementar seu sistema de hidrante.

Que tal conferir os produtos de excelente qualidade da Dimensão Incêndio e garantir o que existe de melhor na questão de segurança contra incêndio?

 

Abrigos e Suportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X