alarmes de incêndio

alarmes de incêndio


Recentemente, o mundo assistiu perplexo o incêndio da Catedral de Notre-Dame em Paris. Além da tristeza, tragédias como essa deixam o alerta de que ninguém está livre de um incêndio, e por isso, a importância de poder contar com um sistema de alarmes de incêndio.

Se interessou? Quer saber mais sobre o assunto?

Então confira este artigo, principalmente se você está pensando em construir ou reformar um imóvel.

A importância dos alarmes de incêndio

Focos de incêndio podem acontecer em qualquer lugar: residências, empresas, hospitais, escolas. Portanto, nenhum lugar está livre de um acontecimento como esse.

Por isso é tão importante a instalação de alarmes de incêndio. A utilização desses equipamentos antecipa o problema e, claro, pode salvar vidas.

No mais, no caso de imóveis comerciais, um bom sistema de alarmes pode evitar uma grande perda econômica, um processo criminal, a paralisação das atividades e outras coisas nada agradáveis.

Com um sistema de alarmes de incêndio, ao menor sinal de fogo ou fumaça, os responsáveis serão comunicados para realizar os procedimentos a tempo, preservando assim vidas humanas e também os bens materiais.

Dicas para instalação de alarmes de incêndio

Alarme de incêndio convencional

O alarme de incêndio convencional, não consegue definir com exatidão onde estão os pontos de fumaça. Por isso, é indicado para locais menores.

Alarmes de incêndio endereçáveis

Entretanto, no sistema de alarmes de incêndio endereçáveis, cada dispositivo apresenta um endereço fixo.

Isso faz com que se saiba exatamente onde se localiza o foco de fumaça, sendo assim ideal para grandes espaços.

Apresentar um projeto de alarmes de incêndio

Não existe uma lei específica sobre o assunto, mas os bombeiros precisam permitir a instalação dos alarmes e para que isso ocorra, deve ser apresentado um projeto. E esse projeto deve conter todos os elementos necessários que garantam a detecção de um princípio de incêndio, no menor tempo possível.

Procurar uma empresa especializada

Para a elaboração do projeto, procure uma empresa especializada em alarmes de incêndio, ela irá te indicar quais são os produtos mais indicados para o seu espaço.

Fontes de alimentação

Todo sistema de alarmes deve ter duas fontes de alimentação: a principal, que é a rede de energia elétrica do imóvel, e a auxiliar, composta por baterias, nobreak ou gerador.

Escolher o melhor local para central de detecção e alarme

É importante que a central de detecção e alarme fiquem em um local onde exista uma constante vigilância humana, bem como que seja de fácil visualização. Ela deve acionar o alarme geral, devendo ser audível em toda edificação.

Ter um pré-alarme apenas na sala de segurança

Em alguns casos, principalmente em lugares com grande concentração de pessoas, o alarme geral pode ser substituído por um sinal sonoro (pré-alarme) apenas na sala de segurança, junto à central. Dessa forma evita-se tumulto e pânico entre as pessoas.

No entanto, caso não sejam tomadas as ações necessárias, o alarme geral deve ser acionado dentro de 2 minutos.

Instalar avisadores visuais e sonoros

Nos locais em que não for possível ouvir o alarme geral, devido a atividade sonora intensa, como por exemplo, onde as pessoas trabalhem com protetores auriculares e em lugares como casas de show, danceterias, salões de baile etc, devem ser instalados avisadores visuais e sonoros.

E esses, devem ser instalados a uma altura do piso de 2,2 a 3,5 metros.

Altura dos acionadores manuais

Com relação aos acionadores manuais, esses devem ser instalados a uma altura de 0,90 a 1,35 metros, preferencialmente junto aos hidrantes.

E atenção! Nos edifícios com mais de um pavimento, deve existir um acionador manual em cada um deles.

No mais, a distância máxima a ser percorrida por uma pessoa, de qualquer ponto da área protegida até o acionador manual mais próximo, não deve ser superior a 30 metros.

Preço dos alarmes de incêndio

Não pense que esses alarmes são caríssimos. Atualmente, é possível ter o equipamento de alta tecnologia e muito eficientes sem gastar muito. Sem falar, que o prejuízo com um incêndio é, com certeza, muito maior.

Realizar manutenção adequada nos alarmes

E tem mais, se o equipamento tiver a manutenção adequada, realizada por técnicos habilitados e treinados, pode durar por muito tempo.  

Qualidade dos alarmes de incêndio

É importante adquirir equipamentos de qualidade, de acordo com normas técnicas, de empresas idôneas e com experiência no ramo.

Invista na Sinalização de segurança

Além dos alarmes de incêndio, é preciso investir na sinalização das saídas de emergências, luzes, escadas com corrimão, etc.

Só assim, você conseguirá garantir a vida das pessoas e a preservação do patrimônio em caso de incêndios.

Invista nos demais itens de segurança contra incêndio

Por fim, vale lembrar a necessidade também dos equipamentos destinados a combater o fogo, tais como extintores de incêndios, hidrantes, mangueiras, registros e chuveiros automáticos (sprinklers).

Gostou das nossas dicas? Então que tal agora conhecer nossa linha de detecção e alarmes?

Qualquer dúvida entre em contato, teremos prazer em atendê-lo. 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + cinco =