Se você é empreendedor ou gestor deve saber que prevenir incêndios na empresa é uma preocupação constante, independentemente do tipo, porte ou segmento.
É preciso oferecer segurança aos colaboradores, clientes, fornecedores e todas as pessoas que circulam pelo espaço.
É claro também que se deve proteger os bens patrimoniais da empresa e principalmente os equipamentos e instrumentos essenciais para as atividades produtivas.
No entanto, muitos empresários não sabem muito bem por onde começar e quais medidas adotar, para ajudar no combate e prevenção dos incêndios na empresa e por isso, vamos te ajudar a entender mais sobre o assunto neste nosso novo artigo.
Acompanhe e boa leitura!
As principais causas de incêndios na empresa
Os incêndios na empresa ou em qualquer outro lugar podem acontecer por inúmeras razões e entre as principais causas podemos citar:
- falhas humanas;
- descargas elétricas;
- sobrecarga nas instalações e no uso de equipamentos e computadores;
- inexistência de equipamentos de combate ao fogo;
- armazenamento incorreto de produtos inflamáveis.
No entanto, com medidas simples e treinamento adequado é possível evitar que ocorram incêndios na empresa e, caso aconteçam, combatê-los de forma eficiente.
Dicas úteis para prevenir incêndios na empresa
1. Cuide da sinalização
Quando começa um incêndio e os alarmes tocam é comum que as pessoas fiquem assustadas e não saibam muito bem o que fazer. Nessas horas, nada como ter um ambiente bem sinalizado.
Por isso, espalhe sinalizadores por toda a empresa para orientar as pessoas sobre quais ações precisam realizar para não agravarem ainda mais a situação.
2. Evite obstruir as vias de acesso
Corredores, passagens de emergência e escadas devem estar completamente desobstruídas.
Só com as vias de acesso livre as equipes de socorro poderão chegar rapidamente, seja em caso de incêndios na empresa ou qualquer outro acidente.
3. Deixe o cigarro longe de produtos inflamáveis
O cigarro dentro da empresa e, principalmente, perto de produtos inflamáveis, deve ser evitado ou eliminado por completo.
Ele oferece risco, não apenas para quem está fumando, mas também para todas as pessoas presentes nas instalações da empresa.
4. Faça a manutenção da rede elétrica e da sobrecarga das tomadas
A manutenção da rede elétrica é fundamental quando o assunto é evitar a ocorrência de curtos circuitos que podem causar queimaduras, perda de equipamentos e dar início a um grande incêndio.
Também é importante evitar a prática de “gatos” e “gambiarras” ao ligar as máquinas e computadores da empresa e seus colaboradores devem evitar de ligar vários equipamentos na mesma tomada, evitando assim, uma sobrecarga no sistema.
5. Treine seus funcionários
Investir em treinamento para todos os seus funcionários é uma excelente ideia e pode evitar muita dor de cabeça no futuro.
O treinamento de ações preventivas e de combate, que deve ser executado em uma situação de incêndio e acidentes em geral, deixa as pessoas preparadas para que, em momentos como esses, elas saibam exatamente o precisa ser feito para prestar socorro aos feridos, por onde fugir do fogo e o que deve ser evitado.
6. Conte com a ajuda do Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros é o principal responsável pela prevenção e combate a incêndios nas empresas. Assim, é muito importante que o Corpo de Bombeiros avalie os riscos de incêndio do seu imóvel.
A partir dessa avaliação (características de construção do imóvel, tamanho e número de pessoas que circulam diariamente), você ficará ciente de tudo aquilo que deve ser providenciado para o combate e prevenção dos incêndios na empresa.
7. Adquira equipamentos de combate ao fogo
Com a avaliação do Corpo de Bombeiros em mãos, providencie todos os equipamentos recomendados — extintores, mangueiras de incêndio, portas corta-fogo, iluminação de emergência, detectores e alarmes de incêndio, sprinklers e sinalização adequada.
O mais importante é garantir que esses itens sejam adquiridos de fornecedores especializados e que atendam às normas de segurança, assegurando qualidade e confiabilidade no momento em que mais se precisa deles.
Conclusão
Prevenir incêndios na empresa vai muito além de cumprir normas legais: significa proteger vidas, preservar patrimônios e assegurar a continuidade das operações.
Com medidas preventivas, treinamento adequado e equipamentos certificados, é possível reduzir significativamente os riscos e estar preparado para agir em qualquer situação de emergência.
Se você busca soluções confiáveis e em conformidade com todas as normas, conte com a Dimensão Incêndio para ajudar a proteger o que realmente importa.
Fabricamos produtos da mais alta qualidade e dentro das normas de segurança e conformidade. Nos destacamos, principalmente, na fabricação de abrigos para hidrantes e metais hidráulicos, proporcionando todo suporte aos nossos clientes.
Atendemos empresas em todo Brasil, com respeito e valorização aos nossos clientes, parceiros e fornecedores.