Segurança em obras: Checklist de produtos para incêndio



Por
Gizele Gavazzi
18 junho 18
0
comment

Um gestor de obras deve estar sempre atento ao canteiro. Quando não é bem gerido, ele é o local perfeito para acidentes e expõe seus funcionários a uma variedade de riscos. Um dos maiores deles talvez seja o de incêndio.

Uma obra é especialmente suscetível ao acontecimento de acidentes por causa da precariedade das suas instalações. Por ser de natureza temporária e estar em constante mudança, diversas fatalidades podem causar um incêndio. Se você andar em algum canteiro de obra talvez acabe encontrando fios desencapados, bitucas de cigarro no chão e até material elétrico armazenado incorretamente.

Agora junte esses fatores de risco com a quantidade de material para queimar, como madeiras e outros materiais secos, e terá um sério perigo.

É comprovado que fazer um checklist diminui muito a margem de erro ou esquecimento de itens essenciais em qualquer tipo de projeto. Por isso elaboramos um checklist de produtos para incêndio para ajuda-lo em sua obra. Confira!

Criar uma Brigada de Incêndio

Apesar de ser uma obra, é essencial ter alguns colaboradores que sejam parte da brigada de incêndio. O treinamento para essas pessoas é fornecido por empresas de segurança do trabalho e ajuda a prepara-los para um desses acontecimentos.

Para escolher quem fará parte da brigada, considere pessoas com boa saúde e que tenham ótimo conhecimento da obra. Essas são as pessoas aptas a manusear produtos para incêndio, como extintores e darem instruções aos colegas.

A brigada contra incêndio não só diminui os riscos de acidentes, como também ajuda a prevenir prejuízos maiores se o pior acontecer. Ou seja, não deixe de investir nela.

Instalar Extintores de Incêndio

Se até no automóvel o extintor é de porte obrigatório, imagine numa obra. Não basta encher o local de extintores de origem duvidosa. Eles precisam estar carregados e com a manutenção realizada, conforme recomendado pelo INMETRO.

Também é necessário ter hidrantes instalados com mangueiras de qualidade. Os hidrantes precisam receber manutenção anual, assim como outros produtos para incêndios.

Fique atento à colocação da mangueira, nunca a deixe com água no interior, o mesmo se aplica ao hidrante. É uma forma de evitar seu apodrecimento e danos que podem prejudicar o uso na hora de uma emergência. Também realize conferências semanais aos equipamentos da obra.

Construir Escadas/Rotas de fuga

Quando ocorre um incêndio a falta de rotas de fuga bem delimitadas pode gerar um número ainda maior de mortes casualidades. Por isso, as escadas e rotas de fuga devem estar muito bem marcadas.

Caso existam escadas no canteiro de obras, mantenha todas desobstruídas. Pode parecer um exagero, mas um pacote de materiais nas escadas já é o suficiente para impedir a saída no caso de um incêndio.

Se o fogo chegar, a escada é a rota de fuga mais segura para quem está no interior da obra. Portanto, nada de manter portas fechadas ou bloqueios nas mesmas. Nunca se sabe quando será necessário passar por ali com urgência.

Placas de Sinalização de Segurança

Além dos produtos para incêndio, a Sinalização de Segurança ajuda a prevenir ou diminuir as consequências do fogo. É preciso marcar corretamente as rotas de fuga indicadas. A sinalização também deve lembrar que elevadores não devem ser usados e onde ficam os produtos que devem ser usados na ocasião.

A sinalização deve ser em cartazes fotoluminescentes para possibilitar a visão mesmo no escuro ou com a presença de fumaça. No caso de locais com mais de um andar, a sinalização precisa indicar o sentido do térreo e qual é o número do andar.

Iluminação de emergência

Se o incêndio acontecer não será possível confiar nos métodos tradicionais de iluminação para auxiliar, muito menos na rede elétrica. Por isso é preciso instalar iluminação de emergência em pontos estratégicos do campo de obras.

Existem diversas opções que podem ser usadas nas obras e também torres de iluminação para lugares maiores. A escolha depende das características do loca que está sendo trabalhado.

Procedimentos de fuga

O gestor da obra precisa garantir que todos os produtos para incêndio estão no local e com a manutenção em dia. Também é importante elaborar e praticar procedimentos de fuga, caso seja necessário algum dia.

Os procedimentos incluem por onde é indicado sair no caso de incêndio, quais são as rotas a serem tomadas, escadas de fuga e outros. Eles devem ser praticados pelos funcionários para que estejam cientes de como realizar uma saída organizada e evitar mais problemas.

Usando todos os itens desse checklist na sua obra, os incêndios serão um perigo bem menor. Tudo é questão de preparação!

Precisando de Produtos de Combate a Incêndio? Solicite um orçamento!

botão eu quero um orçamento

 

Deixe seu comentário