Independentemente da área de atuação, qualquer estabelecimento corre riscos de imprevistos e emergências, como queimas inesperadas. Por isso, é interessante que todos entendam como funciona o trabalho da brigada de incêndio.
Dessa forma, você garante mais segurança para o negócio e para as pessoas que circulam por ele todos os dias. Abaixo, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre este grupo. Confira!
Leia também:
Foco de incêndio: entenda este termo e o que ele representa
Incêndios na empresa: o que fazer para prevenir?
O que é brigada de incêndio?
Resumidamente, ela consiste em um grupo de pessoas que atuam voluntariamente para prestar socorro e assistências dentro de uma empresa.
Assim, a equipe deve estar preparada para organizar a saída segura de todos os colaboradores de um ambiente em perigo. Além disso, precisa ter condições para atuar diante de outras situações que envolvam a segurança no ambiente corporativo.
Ou seja, um brigadista também tem a responsabilidade de identificar riscos no local, elaborar e emitir relatórios. Por fim, ainda é função da brigada de incêndio fiscalizar o estado de conservação dos equipamentos de segurança da empresa.
A formação de uma brigada de incêndio é indicada para qualquer empresa que possui 20 funcionários ou mais. Para participar, os voluntários precisam cumprir um ano na função e apresentar boa forma física. Também é importante que o brigadista conheça as instalações do ambiente interno da empresa.
É importante saber também que a empresa deve ser vistoriada pelo Corpo de Bombeiros para obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Essa certificação atesta que o prédio conta com todas as condições de segurança contra incêndio.
O documento também aborda as normas técnicas para a prevenção de incêndios por meio de orientações do próprio Corpo de Bombeiros. As normas vigoram em nível estadual e servem como orientação para fiscalizar as empresas.
Portanto, é responsabilidade do Corpo de Bombeiros investigar a empresa e avaliar tudo que envolve prevenção e combate a incêndios.
Então, quando a instituição cumpre os requisitos necessários, tem autorização para receber o AVCB. O certificado possui data de validade e deve ser renovado a cada fim de ciclo.
Como é formada a brigada de incêndio?
Como falamos anteriormente, o grupo é composto por funcionários voluntários. Porém, o número de integrantes é estabelecido pela legislação de cada estado. Portanto, a empresa deve confirmar essa informação, caso precise instaurar uma brigada de incêndio.
Os voluntários precisam realizar um curso dividido em aulas práticas e teóricas. A formação também inclui noções básicas de combate a incêndios, salvamento e primeiros socorros.
Isso porque todo brigadista deve estar capacitado para atuar na prevenção e no combate a incêndios. Além disso, cabe ao grupo realizar tarefas, como definir a melhor rota de fuga, identificar situações de perigo, prestar os primeiros socorros e acionar os bombeiros.
Além disso, a brigada de incêndio pode orientar as pessoas e acionar o corpo de bombeiros sempre que for necessário. Aliás, o grupo pode desenvolver ações para proteger a vida dos funcionários.
Os integrantes também são divididos em hierarquia, definida em nível crescente de autoridade. Os níveis são: brigadista, líder, chefe e coordenador geral.
Quem pode ser brigadista?
A brigada de incêndio é indicada para empresas com 20 ou mais funcionários. Para isso, os colaboradores devem realizar um curso de capacitação, de acordo com a NBR-14276.
Também é necessário realizar exercícios que simulam emergências para entender como funciona na prática. Inclusive, cada funcionário deve atender aos requisitos mínimos. São eles:
- Permanecer nas dependências internas ao longo do turno de trabalho;
- Boa forma física;
- Conhecer sobre o ambiente interno da empresa;
- Ser alfabetizado.
Após concluir o curso, os voluntários aprovados recebem um atestado de brigadista de incêndio. O brigadista deve reciclar o certificado a cada fim de ciclo. Além disso, se houver uma mudança de 50% dos membros da equipe, o atestado precisará ser renovado.
Conte com a Dimensão Incêndio para manter a sua empresa protegida
Quando o assunto é equipamentos de prevenção e contenção de incêndios, você sabe que pode contar com a gente.
Com mais de 10 anos de atuação no mercado, produzimos modelos especializados para ambientes profissionais, residenciais e veículos. Também fornecemos Certificado de Garantia para todas as ferramentas.
Dessa forma, a sua empresa garante eficiência, segurança e equipamentos de qualidade. Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato com a nossa equipe!
Sem comentários