Incêndio em Prédios

Quem mora em edifícios precisa ter cuidados diferenciados de quem vive em casas para se prevenir contra incêndio em prédios. Você saberia lidar com essa situação, caso se deparasse com ela?

Certamente, qualquer descuido pode causar prejuízos materiais, ferimentos graves e até mortes, como qualquer outro tipo de queima. Por isso, continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o assunto.

Leia também:

Quais são as principais causas de incêndio? Conheça todas elas e previna-se

Acessórios contra incêndio: como escolher?

Um pouco sobre incêndio em prédios

Segundo reportagem do G1, em 19 de março deste ano, um apartamento da Zona Sul de São Paulo pegou fogo. Duas pessoas morreram em decorrência de parada cardiorrespiratória após inalar a fumaça.

As labaredas teriam começado no 3º andar e ambas as vítimas foram encontradas no 8º e 13ª andares. Além disso, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 12 pessoas no local.

No entanto, um comentário dos moradores chamou a atenção nesse caso tão recente: “a porta corta-fogo estava aberta, permitindo que as chamas e a fumaça invadissem outros andares e causassem a morte dos residentes”.

Ou seja, uma regra básica da prevenção e do combate ao fogo foi ignorada e teve graves consequências: a porta corta-fogo deve ser mantida sempre fechada.

O que fazer nestes casos?

Afinal, como proceder em situações de incêndio em prédios? 

Confira abaixo as dicas do Corpo de Bombeiros de São Paulo:

  • Deixe as portas corta-fogo fechadas o tempo todo. Assim, as pessoas podem passar sem espalhar as brasas nem a fumaça;
  • Tente não entrar em pânico e saia do prédio assim que possível, mas sem correria, que pode causar outros acidentes;
  • Utilize as escadas de incêndio em vez dos elevadores.

Como prevenir incêndio em prédios?

Antes de tudo, o edifício precisa de um AVCB, ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Ele é obtido depois da vistoria, avaliação e análise do local sobre instalações e equipamentos para prevenção de incêndios.

Quando o AVCB é positivo, o prédio possui todos os itens de segurança que são necessários e exigidos por lei.

Abaixo, saiba mais detalhes sobre cada um:

  • Alarmes: ligados aos sensores de incêndio, eles emitem um aviso sonoro para os moradores, que precisam sair e chamar os bombeiros;
  • Extintores: são fundamentais para o combate às chamas. Por isso, devem passar por manutenção periódica para que funcionem quando for necessário;
  • Hidrantes de incêndio: também são essenciais, principalmente em prédios maiores. Isso porque eles contêm uma reserva de água que pode ser acionada no momento do combate às labaredas;
  • Sprinklers ou detectores de fumaça: seu sistema é sensível a calor e fumaça. Normalmente instalados no teto, quando detectam um deles ou ambos, disparam água ou espuma de contenção. 

Cuidados que devem ser tomados

Além de todos os equipamentos, para se proteger contra incêndio em prédios, observe se há outros recursos presentes na infraestrutura:

  • Extintores em perfeitas condições e prontos para uso;
  • Instalação de para-raios;
  • Manutenção preventiva da rede elétrica, da tubulação de água e gás, dos extintores de incêndio;
  • Renovação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Conte com a ajuda de quem entende do assunto

Certamente, tanto comercial quanto residencial, um prédio sempre abriga muitas pessoas ao mesmo tempo. Então, é preciso que os cuidados com a sua sustentação e os itens de prevenção e combate a chamas sejam redobrados.

Afinal, essa é a única forma de evitar prejuízos e vítimas de ferimentos, sejam leves ou graves, e de morte.

A boa notícia é que medidas simples e ferramentas de qualidade ajudam a evitar a ocorrência de queimadas. Enfim, é importante contar com a ajuda de quem domina o assunto para te oferecer o melhor atendimento. Por exemplo, a Dimensão Incêndio.

Há 11 anos no ramo de equipamentos de combate a incêndio, nos destacamos na fabricação de itens que asseguram sua segurança e a de sua família. Além disso, dispensamos o melhor suporte aos clientes e temos modelos padronizados, especiais para cada local e situação.

Também oferecemos Certificado de Garantia para todos os itens a ótimos preços, apoio de engenharia e logística e serviços de instalação. Assim, você obtém a máxima eficiência de todos os produtos.

Visite nosso site e nosso blog. Lá, você encontra nosso catálogo e textos completos sobre diversos assuntos, curiosidades e cuidados gerais.

Prevenção e Combate a Incêndio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    X